Tudo que você precisa saber sobre cicloturismo!

Tudo o que você precisa saber sobre o ciclotourismo!

O solo da moto, além de prazeroso, é também um ótimo meio de locomoção e esportes de jogos. As bicicletas são um meio de transporte tão versátil que você pode usá-las tanto na cidade, quanto no campo e até mesmo na estrada. Você já ouviu falar sobre o ciclotourismo? Talvez poucas pessoas saibam, mas a modalidade vem com ser praticamente praticado no Brasil.

Afinal, o que é ciclismo?

Em geral, o ciclismo nada mais é do que viajar grandes distâncias em cima de uma moto para fins turísticos. Pode até parecer simples, mas a modalidade proporciona muitos benefícios para os praticantes, já que envolve exercício físico e a possibilidade de conhecer novos lugares, culturas e até mesmo pessoas.

Pastagens de bicicleta na cidade nos fins de semana, estou praticando o ciclotourismo? Não. A grande diferença entre andar de bicicleta e praticar turismo na parte superior das duas rodas está corretamente sobre as distâncias viajadas, já que em um passeio essas distâncias são bem menores.

Mapa exibindo circuito de cicloturismo

Mais Além do tópico à distância, outro ótimo recurso deste modo está corretamente relacionado com o que ele fornece. O ciclo de turismo de ciclo não tem como objetivo atingir recordes ou alcançar mais rápido, busca autoconhecimento, desafiar seus limites e também bem-estar.

Outra característica desta prática do turismo turístico está ligada à sustentabilidade, ecologia e também à economia, já que é muito mais barato e menos poluente para o ambiente viajar de bicicleta do que de carro. Outra vantagem em viagens de ciclismo está corretamente na paisagem, como ao dirigir um carro apenas o motorista aprecia a paisagem.

Ciclista fazendo cicloturismo com bike packing

O turismo de Ciclo pode ser praticado em dois formas, com suporte ou autonomamente. O passeio com suporte é baseado em um carro de apoio para transportar equipamentos e bagagem e oferecer suporte. Algumas empresas prestam esse serviço e assumem a responsabilidade por toda a organização de viagens, desde a acomodação e a alimentação até os guias.

A outra modalidade é a autônoma, nele você pode viajar sozinho ou em grupo, mas não conta com a ajuda de um carro de apoio. Todas as bagagens e equipamentos são levados em mochilas e em alförjes, um tipo de bolsa específica para bicicleta.

Como se preparar para o ciclismo?

Travamento por moto, embora muito agradável, pode não ser tão simples assim e requer tomar alguns cuidados e preparação adicional, com relação às viagens em outros modos de transporte.

Antes de tudo, é importante que você já tenha familiaridade com o ciclismo e seja um modo prático para que seu corpo esteja preparado para apoiar o trajeto e percorrer longas distâncias no topo da moto .. Mesmo o ciclismo que não é considerado um esporte, você deve treinar para que ele seja levado em conta.

Calcule a distância entre o seu destino inicial e final antes de jogar o pé, ou melhor, as rodas, na estrada. É justamente a distância que vai impactar o tempo de sua viagem e saber sobre é possível agendar quantas paradas serão necessárias, o que você precisará levar e até mesmo se precisar reservar hotel para ficar durante a noite.

Além do número de quilômetros que você estará viajando, também é importante conhecer as condições da estrada e verificar o clima para não correr o risco de ser surpreendido com um temporário no meio da estrada.

Sempre fique atento ao pedal da na estrada. Assim como em uma viagem de estrada, você deve respeitar as leis de trânsito, nunca pedalar no contrapeso e sempre no ombro, além de investir em sinalização para a sua moto.

Se você for se aventurar em uma moto pela primeira vez, procure um grupo que o modo prática seja uma ótima opção, então não viaje sozinho e conte com o suporte e experiência de quem já viaja o mais longo caminho.

Qual é o melhor tipo de moto para praticar o modo?

Na hora de escolher sua moto para cair na estrada é bom levar alguns fatores em consideração, o que será primordial para a melhor saída de sua viagem.

Sua moto deve ser confortável à medida que você pedala por um longo tempo; ela deve ser forte e fácil de manter, portanto, não correr o risco de desmontar no meio da estrada e no caso de você precisar fazer algum reparo você pode resolver sozinho; deve ser versátil, qualquer tipo de piso, praia, sujeira, asfalto, lama e etc.

Se a sua moto for do tipo urbano, seja segura, já que geralmente são híbridos e fáceis de adaptar. Basta chegar ao conforto e fazer revisão e manutenção antes de viajar.

Bicicleta mountain bike Absolute Nero 3

Qual time assumir na viagem?

Para viajar com segurança é muito importante investir em equipamentos. Veja alguns elementos que são essenciais e indispensáveis para os profissionais de ciclismo:

  • Ciclismo capacete;
  • óculos escuros;
  • Luvas para proteger as mãos do sol e desgaste com o guidão;
  • Camisa ou reflexiva moto veste;
  • Ferramentas para manutenção e ajuste da moto;
  • Ferramentas para manutenção e ajuste da moto.
  • Backpack de hidratação

Alimentos para quem pratique o turismo de ciclo?

Outra questão muito importante e que deve ser levada em conta é o que comer. Você deve estar se alimentando bem tanto antes quanto durante o caminho, já que seu corpo perderá nutrientes. Mesmo estar na estrada é ideal para manter as três refeições principais: café da manhã, almoço e jantar, além de intersair com lanches leves.

Para hidratar

Usar e abusar de líquidos como água, Sucos de frutas e sucos isotônicos para você não se livrar ao longo da jornada. A hidratação é tão importante que é indicada para consumir as bebidas o máximo possível, de preferência em um interValor de pelo menos 15.

Para re-pose de nutrientes

Durante a rota o seu corpo perderá alguns nutrientes como sais minerais, carboidratos e vitaminas, e para que eles sejam recuperados você deve consumir alguns alimentos como:

  • Oleseças-castanha-de-caju, Para castanha, amendoim e nozes;
  • Frutas assadas-maçã, damasco ou uva passa

Estes alimentos são uma ótima opção de lanche, a serem consumidos entre as refeições. Para ter mais praticidade, as barras de cereais e os kits de castanha-mista são excelentes.

Outra opção são frutas orgânicas, mas para evitar que ele seja estressado e também não carregar muito peso, de preferência para comprá-los nos locais onde você passa a viagem. Consumir:

  • Orange;
  • Pera;
  • Apple;
  • Banana (aliada ideal para evitar a cramping, por causa do potássio em abundância).

Para o almoço e o jantar

Os alimentos secos-secos são os mais indicados, devido à sua validade maior e baixa quantidade de água. Veja algumas opções:

  • Rice;
  • Beans;
  • Soy Meat;
  • Risotto;
  • Potato Sake;
  • Egg.
  • Com estas opções para alimentar,

    Com estas opções para alimentar, vai ser muito mais fácil completar o caminho.

    Alimentos liofilizados

    Cycling in Brazil: 5 rotas para ciclismo na estrada

    Com o crescimento de adeptos desta modalidade no Brasil, há vários roteiros que podem ser explorados. Nós preparamos uma lista com 5 opções:

    Circuito dos Araucaries-SC

    Para quem está começando agora no mundo do ciclotourismo o Circuito das Araucies é uma das projeções mais indicadas. A estrada começa em Santa Catarina e passa por São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupa e Santo Alegre e tem 287 quilômetros. É uma bela paisagem e na região é possível perceber uma forte influência europeia.

    [legenda id=”attachment_7191 “alinha =” aligncenter “largura =” 800 “]Trecho do Circuito das Araucárias Trecho do Circuito das Araucies [/caption]

    Serra da Canastra-MG

    A Serra da Canastra é um parque nacional, localizado em Minas Gerais, assim como sendo uma das regiões mais preservadas do Brasil. A trilha é repleta de paisagens naturais e é baseada em pequenos caminhos que interligam pontos de vista, cachoeiras e hamlets. Aquela região é um dos maiores produtores de queijo do país.

    Para qualquer um que goste de aventura, este script é indicado.

    Trecho da Serra da Canastra

    Caminho do Fe-SP e MG

    O Caminho da Fé é a rota de peregrinação mais importante grande no Brasil, isto é, é o nosso Caminho de Santiago da Compostela, na Espanha. A rota passa pelo interior de Minas Gerais e São Paulo, em direção a Aparecida. A pista pode variar de 300 500 quilômetros, dependendo de onde começar. Sendo uma rota que muitas pessoas recebem ao longo do ano, é possível encontrar uma boa estrutura de moradia e alimentação.

    Trecho do Caminho da Fé

    Estrada da Grachosa-PR

    Esta viagem começa em Curitiba, capital paranaense e sobe a Morretes, 70 quilômetros. Aquela estrada é muito famosa feita de trem, mas para os ciclistas é possível percorrer a Estrada Gracançosa.

    Ao longo do caminho terá muito contato com a natureza da Floresta Atlântica, além de ser um ótimo roteiro para quem gosta de arquitetura e história.

    Estrada Real-RJ, SP e MG

    Há vários caminhos que perpassam a Estrada Real, mas o mais procurado depois e também o mais tradicional é o Velho Caminho. A rota tem 710 quilômetros e vai de Paraty, de Rio de Janeiro a Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, passando também por São João Del Rei e Tiradentes, território famoso pela extração de ouro.

    Trecho da Estrada Real

    Manutenção preventiva: o que não se pode esquecer?

    Se caminhar na cidade ou praticar o ciclismo, é muito importante para a manutenção e a revisão da sua moto.

    Verificar periodicamente os pneus, correia, guidão e etc, para garantir sua segurança e não correr o risco têm uma surpresa no meio do caminho ou pior, sua viagem interrompida por algum problema que poderia ter sido evitado com uma manutenção.

    Mecânica fazendo manutenção na Bicicleta

    Gostou das nossas dicas de ciclismo? Você está esperando o que você vai sair na estrada junto com a sua moto? Se você também gosta de aventura, leia nosso post com dicas com 4 rotas da Mountain Bike para fazer no Brasil.

    Até o próximo post!

    Fonte: blog.diasbike.com.br/cicloturismo-mobilidade-urbana-esportes/tudo-sobre-cicloturismo

Cart
Your cart is currently empty.