Saiba como pedalar à noite com 5 dicas essenciais!

Saiba pedalar à noite com 5 dicas essenciais!

Se você tem a agenda lotada ou se quer apenas fugir do calor intenso durante o dia, pedalar à noite é uma excelente opção para o ciclismo. No período da noite, principalmente na hora do rush, o ciclista pode lidar com algumas dificuldades adicionais como a falta de iluminação e grande movimentação de veículos.

No entanto, este não deve ser motivo para desistir de desfrutar de seu tempo de lazer, considerando que com algumas dicas é possível aproveitar sua liberdade para pedalar com total segurança. Confira a lista abaixo e saiba o que você deve fazer antes de pisar até as pedaladas à noite.  

1-Equipe sua moto com acessórios

O primeiro cuidado que o ciclista precisa ter antes de sair para pedalar à noite é ter certeza de que ele pode ver claramente o caminho e os outros cavaletes e motoristas. Para garantir a segurança e para que outras pessoas o vejam, equipe sua moto com as peças e acessórios certos, como refletores, faróis e, se preferir, adesivos de LED. 

Dessa forma, além de poder iluminar o seu próprio caminho, no momento em que a iluminação de outras motos e veículos chegarem, os motoristas poderão projetar você ao mesmo tempo, assim você será capaz de evitar ir muito perto do seu próprio jeito. 

Ciclistas a noite

2-Use roupas apropriadas

Se você já acompanha Bike Days aqui no blog, com certeza teve várias oportunidades para conferir conteúdo aos melhores roupas para ciclistas, nas quais damos dicas de quais peças são leves e confortáveis. No entanto, para pedalar à noite, as recomendações são mais específicas.

Isso acontece porque uma das principais formas de evitar acidentes é garantindo que você esteja visível para outros motoristas. Por isso, além de equipar a sua moto, você usa roupas nas cores claras ou de captura de olhos, além disso, aposte nas tiras refletidas nas duas roupas, e os acessórios como mochila e caramanhola. No capacete, também vale a pena usar um farol. 

Ciclista usando roupa reflexiva a noite

3-Planeje sua viagem

A terceira sugestão para pedalar à noite é planejar sua rota levando em conta alguns fatores: os pontos mais iluminados da cidade, ruas mais seguras e, preferencialmente, ter estabelecimentos, como oficinas, farmácias e lojas de conveniência. 

Dessa forma, caso ocorra algum imprevisto, você será capaz de procurar ajuda, enquanto evita a dependência total do sinal do celular, que pode ser mais fraco. Por fim, evita-se também a escolha de roupas com grandes movimentos e múltiplas cruzes, que geralmente são mais perigosas. 

Mapa de percurso em forma de urso

4-Pedale com uma companheira

Ao comparar o grau de dificuldade de pedalar durante o dia e a noite, pode-se afirmar que no período noturno há mais possibilidades de imprevistos que podem danificar o ciclista. Por isso, vale a pena praticar esse esporte com um grupo de pessoas, já que isso reduzirá ainda mais a necessidade de buscar ajuda em caso de acidentes menores. 

No entanto, uma dica para você e sua turma terem uma experiência mais segura é evitar a exclusão ostensivamente, já que, de outra forma, além de colocar algumas pessoas em risco, elas ainda prejudicam outros motoristas. Assim, prefere se posicionar em fileiras e preferencialmente perto do ombro. 

Silhuetas de ciclistas a noite

5-Tome apenas o necessário

Durante os períodos noturnos, cada cuidado é indispensável para a sua segurança. Por isso, nossa quinta e última recomendação é carregar consigo apenas o que é necessário, como o grocery, um toolkit em caso de furtar o pneu ou quebrar algum pedaço e finalmente um meio de comunicação. 

Também, o dobro da sua atenção com pessoas que estão na calçada e na rua. Em caso de qualquer movimento ímpar, mude o lado da pista e evite voltar para esse mesmo local. 

Barra de cereal, celular antigo e kit de ferramentas para bicicleta

Qual é o melhor momento para pedalar?

O melhor momento para pedalar é antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde, como são neste período que o os raios solares não são muito fortes.

Além disso, para aqueles que estão começando a praticar o ciclismo, recomenda-se ter menor intensidade de pedal, de preferência entre 30 40 e pelo menos até 3 vezes por semana. Dessa forma, é possível garantir que seu corpo crie maior resistência, evitando lesões. 

Finalmente, independentemente do tempo que você escolher para praticar o esporte, sempre leve uma garrafa de água acoplada no quadro da sua moto, já que principalmente nos dias mais quentes o corpo perde muito líquido. Por isso, cuide de sua saúde por completo e fique sempre hidratado.  

Como usar o Farol e o Led Signaling?

Muitos faróis ou LEDs têm 3 ou mais níveis de iluminação. O LED específico serve apenas para sinalização, ou seja, para torná-lo mais visível para outros ciclistas e carros. Já o farol, por sua vez, é indicado para iluminar a estrada por onde passa. Ambos servem para sinalização e iluminação, mas cada um tem sua eficiência. Confira agora os estágios:

Estágio 1: Baixa luz Somente uso a ponto. Sempre use quando for pedalar e não precise de iluminação para ver o chão. Deixe em uma linha reta apontando para frente.

Estágio 2: Alto da Luz Serve para iluminar o chão para onde ir. Use sempre nas vias iluminadas e nas trilhas noturnas. Não se entre em quando estiver na ciclovia ou avenidas com boa iluminação. Sempre seja apontado em um ângulo de mais ou menos 60 °.

Estágio 3: alerta flashes Serve para indicar aviso ou emergência. Use sempre quando tiver que fazer algum reparo na moto, acidente ou ter que fazer a transição mais lentamente devido a alguns imprevistos. Não o utilize livremente, como nos motoristas de trânsito interpretará como um acidente ou algo similar. 

Este conteúdo foi válido para você? Deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião ou mesmo dúvida! Nós do Bike DaVocê ficará feliz em te responder. Gostei também de compartilhar este post em suas redes sociais, quem sabe que há outras pessoas no seu círculo de amigos que também têm dúvidas sobre o trânsito à noite.

Fique conosco no blog, já que a cada semana trazemos novos conteúdos relacionados ao universo das bicicletas, além de dicas de segurança e bem-estar nas ruas das cidades, estradas e em trilhas. Até breve!

Fonte: blog.diasbike.com.br/cicloturismo-mobilidade-urbana-esportes/dicas-para-pedalar-a-noite

Cart
Your cart is currently empty.