Musculação para ciclistas: quais são as melhores estratégias?

Será que você vai enfrentar aquela ladeira exigente, que realmente desafia a resistência das pernas? Prepare-se para um circuito MTB, com muito salto e ascensão? Pois saiba que a musa tem muito a oferecer para seus treinos na moto, e para dedicar algum tempo no seu cronograma de treinamento à força de trabalho e resistência pode ser o que você faltou para bater aquele tempo duro, que insiste em fugir.

Hoje, discutiremos as melhores estratégias de mustering for cyclists, abordando os grupos musculares que valem a pena treinar mais, além de mostrar os exercícios mais eficientes para cada um deles. Curioso (a)? Vem com a gente te dar mais essa atualização sobre o seu desempenho!

As vantagens da musculatura para o ciclismo

Antes de se aproximar das dicas para serem dignas, vamos falar rapidamente sobre as vantagens que a musculação traz para a performance dos ciclistas nos mais variados modos. Essa pode ser a motivação que faltava para você pisar no ginásio!

Desde o início, ele destaca a eficiência da musculação para a força e resistência do coração, o grupo de músculos que suportam as costas e o e. Aquela região está muito sob demanda durante as competições, mas seu desenvolvimento substancial é difícil de alcançar, a não ser que seja para musculação. Um núcleo fortalecido melhora a realização de todos os movimentos de ciclismo, além de aumentar a conscientização corporal. 

Quando realizado bem, a musculação é também um aliado importante na administração de desequilíbrios musculares entre os dois lados do corpo. Você sente que está usando a força da perna de forma desproporcional? O bom trabalho de correção muscular pode acabar com esse problema. 

Outro benefício importante é a prevenção de lesões. Nessa missão, o equilíbrio muscular, a correção postural e a consciência corporal desempenham um papel muito importante. Ao fortalecer a musculatura como um todo é possível criar reforços naturais a ligamentos, tendões e ossos, promovendo maior estabilidade e controle dos movimentos. Assim, você será capaz de explorar seus limites com maior segurança e previsibilidade. 

força muscular e o aumento da força geral são os resultados mais clássicos e óbvios de bom trabalho de musculação, especialmente fatores úteis em longos períodos de ascensão na moto, por exemplo. Quer saber mais sobre estratégias para aumentar a sua resistência nos exercícios? Dê uma olhada em nosso post “5 dicas para aumentar sua resistência em treinos de bicicleta.”

Dicas de ciclismo para ciclistas

Vamos atacar os grupos musculares separados, especificando quais são os workouts mais eficientes para quem anda de bicicleta. Lembre-se de que cada corpo é único, e com certeza exigirá adaptações:

ombros e braços

Necessário principalmente para quem pratique downhill, as armas e os ombros funcionam quase como um sistema de amortecimento para o corpo do ciclista. Exercícios como elevação lateral, elevação vertical, tríceps em polia e linha direta são recomendados. Ele usa cargas moderadas e faz séries de 15 repetições. 

Coração

Fazer abs tradicionais (aqueles em que o corpo se enrola em si mesmo, verticalmente) mas sempre se concentram só neles. O núcleo é uma região muito complexa, repleta de músculos inexplorados que cobram caro na hora da performance. Deve-se trabalhar os músculos oblíquos com o mesmo vigor, sem esquecer os músculos lombares. Os melhores treinos são as mesas (vertical e lateral), o super-homem abdominal e o supraabdominal.   

Pernas e quadríceps

Os grandes motores da sua moto. Suas pernas e quadríceps serão responsáveis pela estabilidade e pelo poder na formação, por isso, trabalhar-los bem é essencial. Recomendamos exercícios completos, como agachamentos com ou sem carga (que devem ser sempre moderados). A tiesa, as cadeiras adesiva e o flexor e a legpress também são chave. Novamente, faça séries de luz com altas repetições. Você quer trabalhar esses músculos de forma integrada? Não se esqueça do alto passado e do afundo. 

Panturrilhas

Mais um músculo silenciado sobre a moto (especialmente se você usa sapapilhas) e difícil de desenvolver em exercícios que ativam grupos musculares inteiros. Para poder trabalhar de forma isolada, pode ser realizada uma série de etapas ou uma sessão de panturrilha. 

Erros clássicos de muster para evitar

Você decidiu investir em músculo como estratégia para aperfeiçoar seus resultados? Então, fugindo desses erros de x clássico (e fácil de evitar):

  • levantando muito peso com poucas repetições: prefende exercícios aeróbicos. Treinar com muito peso em algumas repetições é ótimo para hipertrofia muscular, mas não traz ótimos resultados para esportes de resistência. 
  • treinamento de força pesada todos os dias: fazendo treinamento de força intensa na semana, com dois outros exercícios de menor intensidade e resistência. Isso lhe dará o tempo de se recuperar e não deixar você cansado para a moto.
  • Não observe a postura correta para realizar os movimentos: vale a pena passar mais tempo no início, aprendendo de maneira exata as posições corretas dos movimentos. Todo o seu progresso depende disso!
  • n’ t warm or esticar seus músculos e articulações: se o seu propósito é preparar o corpo para o ciclismo, não subestime a importância do alongamento e do aquecimento. Isso previne lesões e previne dores que podem ser interrompidas depois, quando você está na moto!

Claro, todas essas práticas devem ser acompanhadas de bons hábitos alimentares, super importantes para que os resultados possam se manifestar de fato. Nós preparamos um post abrangente para você ficar dentro deste tópico. Vale a pena ler: “A importância da nutrição para quem lançou“.

Esperamos que tenham gostado deste post completo e que já estejam planejando o treinamento para os próximos meses. Não se esqueça de contar com a ajuda de um profissional habilitado (a) e, é claro, respeitar os limites do seu corpo. 

Lembre-se de que não se trata de uma máquina de resultados, mas sim de um indivíduo, com suas limitações e características únicas. Com isso em mente, tanto a bike quanto a academia podem ser muito mais agradáveis e práticas saudáveis!

Curando nosso conteúdo? Por isso, não perca tempo e siga em Bike Days nas redes sociais. Em nossa página Instagram, por exemplo, você conhece todas as novidades e promoções na loja, conheça os depoimentos de nossos clientes e pode interagir diretamente com nossa equipe de peso. Nós veremos você lá!

Até o próximo post, bikers!

Fonte: blog.diasbike.com.br/beneficios-bicicleta/musculacao-para-ciclistas-melhores-estrategias

Cart
Your cart is currently empty.