Exercícios sobre a moto: 4 dicas para fortalecer os joelhos!

Ciclismo é uma das atividades aeróbicas mais populares e democráticas para a prática, além de ser muito agradável. Muito se diz sobre os benefícios de pedalar, como: bem-estar, melhora na frequência cardíaca, baixo impacto, alívio do estresse, entre outros, deixando um pouco para um lado algo muito importante-os joelhos e o seu fortalecimento.

Pode parecer uma atividade simples, mas andar de bicicleta funciona alguns músculos do corpo, como panturrille, quadríceps, nádegas, musculatura abdominal, extensores de coluna e musculatura posterior na coxa. Além de musculatura de ombro, braços e antebraços.

Antes de começar a praticar o exercício, descubra por que é importante fortalecer os joelhos e aprenda 4 dicas para que sua articulação seja mais forte.

Que importância fortalece os joelhos?

Os joelhos são as articulações mais complexas das pernas e também aquelas que mais usamos no dia a dia. Quando sentimos dor ou sofremos alguma lesão, imediatamente temos a locomoção dificultada e justamente por isso é muito importante que a articulação seja fortalecida.

A articulação do joelho está nos membros inferiores e é responsável pelos movimentos dos deslocamentos e pela transferência de forças entre os membros inferiores e do quadril. Ou seja, todo o peso do corpo passa por ele, desde uma simples caminhada até algo mais complexo como corrida e saltos.

Fortalecer os joelhos é um dos principais fatores, tanto para quem anda de bicicleta, quanto para quem você pratica outras atividades esportivas ou de alto desempenho, afinal são os joelhos que suportam o nosso peso.

Agora que você sabe o quanto é importante fortalecer os joelhos, veja 4 dicas para ter uma articulação mais forte e mais saudável .

Antes de começar a pedra, aqueça-se!

Embora o Bike ride através do hobby, é necessário quentinho. O aquecimento vai preparar o seu músculo para exercícios e deixar o seu sangue fluir. As tranches também ajudam na lubrificação da articulação pela produção do líquido sinovial, componente responsável pela cartilagem e pela melhoria do desempenho da área do joelho, além de proporcionar uma melhor condição para o funcionamento de sua articulação.

Começar a pedalar em um ritmo mais lento, por cerca de 15 minutos, e aumentar a intensidade aos poucos para não forçar as articulações demais.

A atenção, pedalar em dias muito frios e com os joelhos sem aquecimento adequado pode causar lesões traumáticas graves, então, sempre aquecer.

Cuidado com as mudanças: mantenha sua equipe em registro

O mais pequeno possível, evite mudanças em seu equipamento e até mesmo a altura da moto. Nosso corpo é especialista em criar hábitos, ou seja, ter uma rotina e, portanto, pequenas mudanças podem gerar impactos, mesmo quando apenas um pequeno elemento é alterado de forma incorreta.

A postura correta ajuda a evitar dor

É muito importante ficar de olho no alinhamento correto de sua coluna. Com uma postura incorreta, seu joelho acaba sendo esmagado, você pode ter trauma após algum tempo de exercício realizado com a postura errada.

Seus joelhos nunca devem ficar abertos, para isso, você precisa se ater ao alinhamento entre o quadril e os joelhos na moto.

Pedalhar com a postura alinhada previne dores tanto nos joelhos quanto em outras partes do corpo, para isso:

  • Sempre mantenha a coluna ereta, evite deixar o peito mais tarde do que o resto do corpo;
  • Deixe seus braços sempre no meio. flexionado, evitando assim força nos braços e prevenindo futuros problemas como tendinite;
  • O assento deve ser ajustado na posição horizontal, sem inclinação;
  • Evite forçar o pescoço e o olhar sempre para frente;
  • Mantenha o guidão com uma ligeira curva de aproximadamente 15 ° entre a coxa e a perna;
  • Alinhar os joelhos e o quadril com a barra de mão para que seus pés permaneça na posição correta.

Faça os ajustes necessários em sua moto

Configurações adequadas em sua moto bike vai fazer o seu pedal muito mais confortável. Por isso, antes de começar a praticar a atividade, é importante conferir se o selim está em uma altura adequada, caso ele seja muito alto ou muito baixo, seus joelhos definitivamente sentirá um impacto maior. O mesmo vale para os pedais, muito longe ou perto do quadro.

Para marcar a altura certa, posicionar-se ao lado da moto. O selim precisa sempre ficar de pé até o seu osso do quadril. Também presta atenção à inclinação do selim, não deve ficar ou muito à frente e não muito atrás, o ideal é que seja sem inclinação, totalmente na posição horizontal.

Outro ponto de atenção muito importante ao se andar de bicicleta é em relação ao seu jeito de pisar. A parte dos pés que o ajudarão na condução é a que fica abaixo do dedão do pé, popularmente conhecida como “bola do pé”. Para sua segurança, nunca pedala usando o calcanho, metade ou ponta do pé. Pedalar da maneira errada pode forçar os tendões, causando cansaço e desconforto, além de um maior senso de exaustão.

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Fonte: blog.diasbike.com.br/beneficios-bicicleta/dicas-fortalecer-joelhos-para-pedalar

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