Como evitar a cramping ao andar de bicicleta: Dicas de Dias Bike!

A camp é uma dor súbita e bastante intensa, com potencial de separação. Se você já teve, provavelmente sabe muito bem do que estamos falando. Ser surpreendido por ele é sempre difícil, mas imagine quando isso acontece no meio do pedal?! Nestes casos, contrações dolorosas podem fazer com que você perca desempenho, atrapalhe sua formação ou competição e até mesmo exponha você a acidentes perigosos.  

Você quer saber exatamente as câimbras estão, por que elas ocorrem, e como evitar tudo isso? Siga o post de hoje e descubra tudo sobre os ciclistas ‘ pesadelo!

Quais são as câimbras?   

Definição técnica, cramping são contrações musculares involuntárias que causam dor. Eles são essencialmente produzidos nos músculos agitados, também chamados de músculos esqueléticos, os grandes responsáveis pelo movimento dos membros e do tronco.

Caracterizando-se para a dor aguda, súbita, e nos casos mais violentos é possível ver a contração da musculatura em si. A dor pode persistir por algum tempo e geralmente incide sobre os membros inferiores, particularmente os bezerros. 

Estes fenômenos dolorosos estão bastante relacionados com as Atividades físicas vigorosas e estrondoso. Geralmente ocorrem com mais frequência depois que o corpo já está em repouso, mas pode ocorrer a qualquer hora do dia, mesmo durante a prática física. Quanto mais necessária a musculatura, maiores são as possibilidades para o aparecimento da famosa câimpa. 

Quais são as causas de cramping?

Para a maioria dos especialistas, a principal causa de cramping é a realização de atividades físicas vigorosas por um longo tempo. Aqui, inclua esportes de longa duração, como nadar, correr e o nosso amado ciclismo. Há, ainda, uma infinidade de outras causas-e todos podem influenciar algum grau, em algum grau, no câimpar que sentem durante as atividades esportivas.

A desidratação é uma delas! Quando desidratado, o músculo tem muito mais dificuldade de obter e relaxar suas fibras, e espasmos são muito mais frequentes. A falta de alguns sais minerais também pode ser o grande responsável pelas contrações, e está intimamente relacionada à hidratação.  

Cuidado com os exercícios em períodos frios, uma vez que as baixas temperaturas contribuem para a criação involuntária de fibras musculares. Má circulação, consumo de algumas medicações específicas, hipertensão e diabetes entram na equação. É importante dizer que algumas pessoas são mais propensas a crampar do que outras, e as razões para isso ainda não são conhecidas ainda. 

O que fazer durante a cãibra?

Você precisa sair da moto por causa das câimbras? O sofrimento da dor pós espasmo? Saiba o que fazer imediatamente para continuar o seu dia:

Tente esticar seus músculos

Durante a cãibra, fibras musculares contraem-se e apertem o suficiente, provocando dor. Uma das formas de interromper esse ciclo é esticar o membro ou músculo ao contrário, deixando cair a tensão aos poucos. Para não descartar os músculos ou tendões no processo, você precisa ser bondoso-nada a forçar além do que você segura!

Tente aquecer a região

O calor ajuda a soltar as fibras e pode aliviar a dor. Se possível, mergulhe o membro em água morna ou use um saco quente. Aerossóis e gêmeos para dor muscular podem ajudar.

Como prevenir câimbras em treinamento? 

Para evitar episódios de cramping, considere alguns pontos importantes dentro e fora dos exercícios. Lembre-se de que seu corpo dá sinais importantes de que certos hábitos ou situações não estão de acordo com suas necessidades fisiológicas, portanto, escutem com atenção!

Respeite seus limites

É comum que cramping apareça em competições, quando colocamos aquele esforço extra para superar oponentes ou bater os tempos. Essa determinação é super necessária, é saudável e nos faz crescer no esporte.

Ainda assim, ele precisa ser dosado e aplicado cuidadosamente, para que os resultados de batida sejam sólidos e não exponham o corpo a lesões que possam danificar todo o processo de evolução. Busque respeitar seu nível de prática, aceitando desafios compatíveis com a sua capacidade. Ouça o seu corpo e o respeite sempre, então ele continua crescendo!

Hidrate-se

Não subestime o potencial de hidratação adequada em sua evolução como ciclista. Além de ajudar a evitar a cramping, ela é uma das grandes gerentes de powertrain e refrigeração corporal. Tenha sempre com a sua garrafa ou pacote de hidratação quando você estiver na moto, e não se esqueça de manter sua ingestão de fluido balanceada durante o dia!

Você terá algum carboidrato durante o treinamento:

Caibra tem tudo a ver com fadiga muscular, que por sua vez se relaciona com a produção de energia moléculas. A principal fonte de combustível para os ATPs a serem produzidos é o carboidrato, e pode ser encontrado em barras de energia, bebidas esportivas ou um simples sanduíche natural. Leve um alimento prático com carboidratos para consumir nas treinas mais longas!

Repõe sódio

Junto com a água, seu corpo perde sais minerais importantes para o funcionamento adequado dos músculos. Se perdermos grandes quantidades de sal e consumirmos apenas água pura para repor os níveis de hidratação, nos tornamos sujeitos a um fenômeno severo chamado hiponatremia, que é a concentração perigosamente baixa de sais no sangue.

Portanto, além da água, tome-se uma bebida esportiva de qualidade ou considere outra fonte de sais, particularmente se o pedal for maior que 2 horas e meia. 

Alimentar bem no dia a dia

Os nutrientes mais apertados são potássio, magnésio e cálcio, por isso a presença regular de boas fontes desses nutrientes no seu feed é essencial.

Em geral, alimentar-se de forma variada e com foco em alimentos não processados é uma ótima maneira de prevenir a cramping e várias outras condições que têm a certeza de afetar sua performance na moto!

Luck com cramping? Conte com a gente! Adoraremos ler suas experiências e conhecer suas técnicas para acabar com esse empecilho. Aproveitemos para deixar suas sugestões de tópicos para discutir aqui no blog.

Também leia: Começa o ciclismo e conheça os benefícios para a saúde!

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Até o próximo post e boa pedalada!

Fonte: blog.diasbike.com.br/lifestyle/como-evitar-caimbras-ao-andar-de-bicicleta

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