Como a bike pode te ajudar a lidar com a depressão e a ansiedade?

Como a bicicleta pode ajudar a lidar com a depressão e a ansiedade?

Os dados sobre a saúde mental da população brasileira são realmente preocupantes. A taxa de pessoas com transtornos de ansiedade já é a maior do mundo. O Brasil está na quinta posição de pessoas com um quadro de depressão.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, já que a depressão afeta 5,8% da população. Nesse sentido, leva a sociedade a debitar alternativas para ajudar as pessoas que sofrem com esses problemas.

O primeiro passo é aceitar que existem doenças mentais que não são bobas ou sinônimos de fraqueza. Na verdade, a depressão é uma doença grave, que merece atenção plena. Terapias com psicólogo, psiquiatra e medicação, dependendo do caso, são essenciais.

As terapias são os meios mais eficazes e poderosos para enfrentar esses transtornos. Mas não é o único caminho. A prática do esporte é também uma forma eficiente de lidar com problemas de saúde mental. Continue lendo e saiba como a atividade física pode ajudar.

Dois ciclistas pedalando em estrada de chão

Os esportes realmente ajudam você a lidar com a depressão?

Essa é uma questão ainda muito comum, entretanto muitos estudos e casos provam que a resposta para ele é positivo!

O esporte pode ajudar em uma variedade de aspectos na luta contra a depressão e a ansiedade. Tanto biologicamente quanto socialmente, pelo tempo em que praticamos atividade física nosso corpo libera hormônios, como endorfina e dopamina, que nos dão uma enorme sensação de bem-estar.

Além disso, os esportes promovem a interação com as pessoas, embora individual. O treinamento envolve desenvolvimento de grupo. Por esta razão, eles são ideais para ajudar a combater a depressão.

Grupo de ciclistas fazendo trilha

Quando estamos delimitado por esta condição, é crítico passar parte do tempo cercado por pessoas e nos manter ocupados. No entanto, é importante notar que você precisa de pessoa vai poder quem quer deixar aquele estado. Afinal, a mentira no sofá parece muito mais fácil, mesmo para aqueles que já tocam algum esporte.

Os benefícios só começam a fazer efeito a partir do momento em que o tópico cria um hábito de prática, ou seja, é necessário ser persistente para construir uma rotina dos exercícios.

Pedalar estimula autoestima e alegria, combinação perfeita

Outro fator muito importante a considerar quando falamos em tratar uma pessoa com depressão é a auto-estima! Uma pessoa depressiva, na maioria das vezes, não se sente bem sobre si mesma, especialmente em relação à sua aparência.

O treino físico pode ser crucial para isso.  Por sinal, eles ajudam na perda de peso e no fortalecimento do tom muscular, melhorando a aparência física e, consequentemente, aumentando a autoestima. Começar a prática de alguma atividade, portanto, é o primeiro passo.

E como nós, do Days Bike, somos especialistas em tudo o que o universo da motoenvolve, sabemos o quanto ciclismo é um meio eficaz para ajudar no tratamento da depressão e dos transtornos de ansiedade. Pedalar, para quem você não conhece, é um exercício completo!

Pesquisa realizada demonstrando que o ciclismo traz inúmeros benefícios não só para o corpo, mas também para a mente, como promove um tremendo senso de liberdade e bem-estar.

Psicologia afirma que deixar a moto unicamente para o exercício, sem ter uma rota ou destino definido, em nos ajuda a refletir melhor sobre os fatos e os eventos de nossa vida, ajudando-nos a encontrar as melhores soluções para nossos problemas.

Também, pedalar, em média, uma hora por dia, faz com que seu corpo tenha um lote de mais energia, à medida que você começa a se acostumar com isso. Por isso, escolher uma qualidade bike e equipamento de proteção para iniciar sua jornada de pedalar e ganhar ansiedade e depressão é a melhor maneira.

Depressão e ansiedade são problemas sérios

Voltando para o foco do tratamento, vale dizer que para superar esses transtornos, não é recomendado estar isolado. É essencial procurar alternativas para sair desse quadro. Terapias com psicólogo, pratique atividades físicas regularmente, mantenha-se em contato com amigos e familiares.

Fique perto daqueles que realmente se importam com você, você coloca e quer te ajudar a fazer um imenso bem. Evite a proximidade com qualquer um que só saiba criticar ou reclamar de tudo. Essas doenças têm que ser levadas a sério, tanto por quem está passando pela situação, quanto por pessoas ao redor.

Se você está enfrentando períodos de tristeza e desânimo, fale com sua família, tente entender o que está acontecendo para o .

estende

E não se esqueça de pedalar com frequência, ver pessoas, se exercitar e estar em contato com a natureza. Afinal, eles são elementos que o ajudarão no processo de recuperação.

Siga o melhor conteúdo sobre o universo da bike e dê uma olhada em tudo sobre este lifestyle aqui no Bike Days

Fonte: blog.diasbike.com.br/beneficios-bicicleta/bike-pode-ajudar-lidar-com-depressao

Cart
Your cart is currently empty.