dicas para encontrar o fornecedor certo

X dicas para encontrar o fornecedor ideal dos seus produtos

Trabalhar na área de comércio traz um desafio duplo aos gestores: ao mesmo tempo em que precisam traçar boas estratégias de venda, para atrair o público e garantir o lucro, também necessitam de bons fornecedores, que terão importância do início ao fim do processo, já que a qualidade dos produtos ofertados impacta no relacionamento comercial com os clientes.

Por isso, um grande passo para o sucesso é, justamente, encontrar o fornecedor ideal. Um parceiro que seja capaz de oferecer preço bom, qualidade melhor ainda e também uma relação de parceria, que possa render frutos a longo prazo. Mas como fazer isso? O intuito deste conteúdo é dar algumas dicas para que os comerciantes encontrem o fornecedor certo para o seu negócio.

Pesquisa das opções

Parece um tanto óbvio, mas é importante citar: nunca escolha o fornecedor com pressa e pegando o primeiro que aparece pela frente. No momento em que o negócio está se estabelecendo e precisa oferecer muita qualidade para se fixar no mercado, é imprescindível que haja uma pesquisa extensa.

Isso passa por networking com outras lojas, procura por eventuais reclamações, checagem da proveniência dos produtos, entre diversos outros tópicos. O importante é saber que nem sempre o que parece melhor se confirma como tal. Tenha sempre a mente e o olho abertos para as possibilidades.

Conversa e negociação

O passo seguinte após a pesquisa é selecionar alguns “finalistas”, aqueles fornecedores que parecem os mais adequados. Mas ainda assim, existem perguntas a serem respondidas. Por isso, monte reuniões com perguntas objetivas e claras. Além disso, deixe os dois lados da negociação conversarem em pé de igualdade, para chegar ao melhor acordo.

Uma parceria que comece em uma relação desequilibrada pode ser após algum tempo e a última coisa que uma marca precisa é de atrito com os fornecedores, o que pode influenciar negativamente a qualidade do produto.

Participação em eventos e atenção às mudanças

Mesmo após a seleção do fornecedor, e sabendo que trocas podem causar transtornos, não deixa de ser importante manter a atenção aos movimentos do mercado. Para isso, participar de eventos e grupos é uma boa pedida, além de ter conhecimento de novas marcas que surjam no segmento.

Ter sempre o acordo mais vantajoso também passa por modernizá-lo ao longo do tempo, já que as mudanças são rápidas e, muitas vezes, algo eficiente se torna obsoleto depois de pouco tempo. Por isso, esteja sempre na vanguarda, presente em feiras, exposições e atento a revistas, artigos, redes sociais, etc.

Entenda as necessidades do seu comércio

Por fim, ainda vale destacar a importância de fazer o negócio certo para o seu comércio. Cada um tem suas particularidades. Por isso, não repita acordos de outras marcas concorrentes, seja personalizado, mesmo que isso indique uma negociação mais longa. É importante entregar ao público os produtos que identificam a sua loja. Querer fazer diferente é escolher, muitas vezes, os fornecedores errados.

Estas são, portanto, algumas dicas para os comerciantes levarem em consideração na hora de fechar com o fornecedor, garantindo os melhores produtos para a sua empresa.

Quer saber mais sobre este tema? Entre em contato conosco. Estamos na área de transações entre empresas e, assim, temos experiência e conhecimento para fornecer o melhor serviço. Não perca tempo e fale com a gente.

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cart
Your cart is currently empty.