encontrar fornecedor

X dicas de negociação para utilizar na hora de encontrar seus fornecedores

Comprar para revender é uma boa estratégia para iniciar um novo empreendimento e gerar renda. Afinal, quem não quer ter controle sobre sua própria vida e total liberdade profissional com um negócio próprio? Mas, não se engane, isso não significa que é um caminho sem dificuldades. Ainda é preciso ter determinação e saber lidar com pessoas, principalmente com os seus fornecedores.

Não basta escolher qualquer fornecedor e esperar vender. O que você pega para sua loja representa sua marca, então qualidade é essencial. Simultaneamente, se pagar muito caro, poderá ter problemas para vender. Por isso, qualquer revendedor precisa saber escolher bem seus fornecedores e negociar melhores termos para ambos. Confira aqui 4 dicas de negociação para usar nesse momento.

1. Pesquise – e muito – sobre o mercado

O primeiro passo para qualquer negociação de sucesso é saber sobre o que você está falando. Pesquise o mercado, entenda os preços e qualidade dos produtos mais populares, as tendências de crescimento, etc. Informação é a melhor arma que você pode ter ao entrar em uma negociação. Assim, você mostra que sabe do assunto e não será enganado.

Ao buscar fornecedores, filtre com base nos padrões que você procura. Não adianta ir atrás do fornecedor mais conhecido se ele vende itens para classe A se você quer vender para classe C, por exemplo. Encontre as melhores opções com base na sua estratégia de negócio.

2. Saiba quando falar e quando ouvir

Uma regra para se manter no controle das negociações é ser o primeiro a falar. Mas, depois de iniciar a conversa, o importante é saber ouvir. Escute o lado do fornecedor para entender exatamente o que ele quer.

Lembre-se que o fornecedor não vai querer sair perdendo, então ele não vai querer abaixar os preços sem nada em troca. Saber ouvir as propostas e os argumentos é a melhor forma de descobrir as prioridades do fornecedor para conseguir um bom negócio no fim do dia.

3. Conheça os seus limites e perceba quando desistir

Pode parecer estranho falar de desistir, mas a verdade é que nem sempre vale a pena insistir em um fornecedor. Ao entrar em uma negociação, você precisa já ter estabelecido os seus limites. Qual o seu orçamento, a quantidade de produtos, o contrato ideal, etc.

Dificilmente você vai ter exatamente o que quer, mas se sair muito do planejado, você pode acabar com prejuízo. Se a negociação está indo mal, o fornecedor está irredutível e os termos não são favoráveis, o melhor é agradecer e partir para outra. Sempre tenha uma segunda opção na manga para não depender exclusivamente de um fornecedor e precisar aceitar qualquer proposta.

4. Vá além e estabeleça uma parceria

Quando já tiver acertado com um fornecedor, lembre-se sempre de manter um bom relacionamento com ele em longo prazo. Ao trabalhar com e-commerce, não dá para trocar de produtos e fornecedores toda hora, então é melhor que os dois lados se deem bem.

Por isso, construir uma relação de parceria entre fornecedor e revendedor é o ideal. Isso faz com que a confiança entre vocês aumente com o tempo e podem até fazer novas negociações proveitosas no futuro.

Por fim, a última dica é fazer negócio apenas com empresas sérias e confiáveis. Isso garante qualidade do atendimento e do produto para evitar dores de cabeças futuras. Para conferir mais dicas para ter sucesso nas revendas, leia no nosso blog!

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cart
Your cart is currently empty.