De que forma a pandemia do Covid-19 impactou nas vendas das empresas?
A pandemia da Covid-19 chegou de repente e mudou diversos segmentos da vida humana. De uma hora para a outra, pessoas precisaram ficar em casa, praticando o distanciamento social, e, com isso, todas as relações mudaram.
Home-office ganhou força e, em relação ao aspecto comercial, vendas de empresas foram altamente alteradas.
E o objetivo deste texto é comentar um pouco mais sobre este tema. De que forma a pandemia que assolou o mundo impactou nas vendas?
Esta resposta não é simples, mas é fundamental que seja discutida, principalmente para que as empresas possam entender melhor quais são os próximos passos para a retomada, quando a sociedade voltar a um “novo normal”.
Mudança de ferramenta de compra
O primeiro aspecto, que ficou bastante claro desde o princípio, foi a mudança de ferramenta de compra para boa parte da população.
Vendas online, por meio de marketplaces, se fortaleceram. O formato já vinha em crescimento ao longo do tempo, com a maior digitalização da sociedade. Mas, com a ruptura causada pela Covid-19, isso se intensificou.
Com mais demanda online, as marcas precisaram organizar suas lojas virtuais de forma mais clara, aumentar a capacidade de receber acessos simultâneos, entre diversos outros serviços. E aquelas empresas que ainda não apostavam neste formato, precisaram correr para se adaptarem.
Capacidade de convencimento
Momentos de crise também trazem desconfianças e preocupações para a população em geral. Uma delas é em relação ao futuro e à capacidade de se manter saudável financeiramente. Empregos ficam em risco e, portanto, é mais difícil convencer as pessoas a gastar em compras.
Portanto, outro impacto claro nas vendas diz respeito à necessidade de convencer o público da importância de realizar aquele investimento. Seja por meio de promoções, por convencimento da relevância ou por melhorias que façam o produto se valorizar, o fato é que isso também foi impactado e, por isso, exige atenção das marcas.
Comunicação com o público
Outro fator muito relevante é a comunicação entre público consumidor e empresa oferecedora do serviço. Enquanto as possibilidades de ir às lojas, olhar, tirar dúvidas e buscar a melhor opção existia, o comércio online tinha uma característica. Quando o virtual se tornou carro-chefe, a comunicação muda.
Se antes era possível automatizar mais as vendas na rede, com utilização de mensagens padrão e outros artifícios, agora a demanda é por um atendimento mais claro e personalizado.
O marketplace se tornou o lugar de compras mais complexas e nas quais ainda há questões e, com isso, é o local onde surgirão dúvidas. Por isso, a comunicação foi fortemente impactada e as marcas precisam atentar para isso.
Fornecer respostas padrão, por meio de robôs programados para a função, tira credibilidade e certamente incomodou vários clientes ao longo das compras. Por outro lado, quem “humanizou” a compra online ganhou pontos com o público.
Saiba mais
Quer conhecer ainda mais sobre serviços de compras, possibilidades de um marketplace e outros assuntos relacionados ao tema? Entre em contato conosco.
Realizamos trabalhos entre diversas empresas, comprando no atacado para revender posteriormente. Não perca mais tempo e fale com a gente.