Ultrassom e coronavírus: quais os benefícios desse procedimento?

Ultrassom e coronavírus: quais os benefícios desse procedimento?

7 minutos para ler

Medicalway
Medicalway
Powered by Rock Convert

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Powered by Rock Convert

Ultrassom e coronavírus: quais os benefícios desse procedimento? Perante a nova ameaça mundial, os médicos estão atentos às mais diferentes ferramentas que ajudem a diagnosticar o problema. A ultrassonografia pulmonar se apresenta como uma opção na avaliação, especialmente nos quadros clínicos que exigem uma abordagem mais intensa.

Ainda que a tomografia computadorizada seja o método mais recomendado para os casos de suspeita de infecção pela COVID-19, o ultrassom também é uma boa alternativa.

O ultrassom funciona da seguinte forma: a fonte emite ondas sonoras que atravessam o meio de propagação. Então, ocorre a captação dos ecos, a partir dos quais se forma uma imagem. Porém, quando o meio de propagação é o ar, os ecos sofrem uma distorção por causa do fenômeno de reverberação, o que torna mais difícil a avaliação dos pulmões.

Em todo caso, foram desenvolvidas técnicas que permitem a análise indireta das imagens de ultrassom estudando seus artefatos. Saiba mais sobre ultrassom e coronavírus, conferindo os benefícios do procedimento!

Ultrassom e coronavírus

A técnica citada se baseia nas mudanças patológicas que podem acontecer no tórax e reduzem, de maneira geral, o volume de ar, possibilitando a avaliação dessas estruturas. As patologias se comportam de modos diferentes, já que cada uma diminui a quantidade de ar de uma forma específica.

Nas situações em que ocorre derrame pleural, o espaço que é preenchido pelo derrame é apresentado na imagem como líquido por suas características anecoica ou hipoecoica. De modo semelhante, em casos de atelectasia e consolidação pulmonar há a perda de aeração, permitindo que a região de parênquima pulmonar se apresente.

Quando falamos em coronavírus, ou COVID-19, há uma doença que se desenvolve com edema pulmonar ou infiltrada de forma intersticial — existe a formação de diferentes imagens que são chamadas de linhas B. Também pode ser identificado espessamento da pleura e broncograma aéreo, se existirem.

Os benefícios do ultrassom

O ultrassom oferece melhor aplicabilidade que a tomografia computadorizada porque é um método fácil de dominar, fácil de esterilizar. Na higienização do aparelho podem ser usados limpadores e desinfetantes na superfície, desde que sejam compatíveis e tomando os devidos cuidados, como não pulverizar diretamente, mas usar a flanela.

Devem ser evitados acetona, limpadores abrasivos, butanona, tíner e outros solventes fortes no sistema, nos periféricos ou nos transdutores.

A ultrassonografia pode avaliar o tórax do paciente crítico à beira do leito e também acompanhar sua melhora. As pesquisas revelam a fidedignidade quando relacionam o êxito dos tratamentos por meio da amenização das transformações ecográficas.

Podemos resumir os benefícios do ultrassom no manejo dos pacientes portadores do vírus COVID-19 e problemas do trato respiratório:

  • o baixo custo e um melhor custo-benefício;
  • a praticidade;
  • a rapidez;
  • a ausência de contaminação;
  • a ausência de radiação, ou seja, não há radiação ionizante;
  • a segurança;
  • o auxílio na triagem;
  • a possibilidade de o procedimento ser repetido várias vezes;
  • o seguimento da evolução da doença;
  • a análise rápida do nível de gravidade e acometimento pulmonar;
  • o monitoramento de manobras de recrutamento;
  • a possibilidade de guiar resposta à posição prona;
  • a avaliação em casa;
  • a redução da necessidade de transporte até a sala de tomografia, que implica em maiores possibilidades de contaminação, na limitação devido a aspectos relacionados à gravidade dos pacientes (hipoxemia, instabilidade hemodinâmica e outros distúrbios).

Os equipamentos de ultrassom

Para aprofundar e entender melhor a relação entre ultrassom e coronavírus, vamos mostrar agora alguns modelos de equipamento portátil que podem ser usados para diagnosticar a COVID-19 e as diferenças entre eles.

M6

É um equipamento que combina a capacidade ideal com as dimensões adequadas para efetuar um diagnóstico confiável à beira do leito. As suas características ergonômicas envolvem o design leve e portátil, a alta capacidade do disco rígido, o carrinho de design especial com alça incorporada, a digitalização ininterrupta com bateria recarregável. O M6 conta com recursos, como:

  • o máximo de 8 multitarefas para um feixe transmitido, gerando uma excelente resolução temporal e uma taxa de quadros mais alta (formação de feixe múltiplo);
  • a utilização de múltiplos feixes cruzados, que proporciona uma melhor resolução de contraste e otimiza a resolução de imagens (iBeam);
  • o filtro de redução de ruídos e algoritmo de ressonância magnética, o que gera a suavização de tecidos, a melhor definição de bordas e as interfaces mais definidas (iClear);
  • uma tecnologia inovadora, que permite a visualização aperfeiçoada de vasos pequenos e padrões de fluxo complexos, que se baseiam em algoritmo de processamento exclusivo da Mindray (HR Flow);
  • a imagem de contraste UWN permite que o M6 identifique e use tanto os sinais de 2ª harmônica e não lineares fundamentais, criando imagens com relevantes melhorias.

DP-30

O DP-30 é um poderoso sistema preto e branco, equipado com uma tecnologia avançada que promove uma qualidade alta de imagem e um fluxo de trabalho adequado, oferecendo resultados eficientes.

Como caraterísticas ergonômicas, o equipamento apresenta monitor LED 12.1” com 30° de inclinação, 2 conectores para transdutor e baixo peso (5,3 quilos). Apresenta recursos como:

  • a Imagem Harmônica Tecidual (THI), que aprimora a resolução de contraste e a qualidade da imagem, especialmente em casos mais difíceis;
  • a imagem específica de tecidos, que melhora a qualidade de imagem e oferece 4 opções de imagens (geral, músculo, gordura, fluido);
  • uma melhor informação diagnóstica por meio da extensão do ângulo de visão nos transdutores convexos e lineares (ExFOV);
  • uma ferramenta que permite melhor visualização de tendões, músculos e outras estruturas por causa da inclinação dos feixes do transdutor (B-Steer).

Z5

O Z5 é um sistema portátil doppler colorido com uma boa combinação de baixo custo e elevado desempenho, permitindo uma melhor imagem em 2D, mobilidade, acessibilidade. Entre suas características ergonômicas estão:

  • teclado retroiluminado;
  • design compacto (7.7 quilos);
  • monitor LCD 15” com possibilidade de inclinação de 30º;
  • 2 conectores transdutores;
  • bateria recarregável com duração de 1 hora e meia.

Entre seus recursos, podemos destacar:

  • a Imagem Harmônica de Pulso Invertido, que melhora a resolução de contraste, promovendo imagens mais nítidas e redução de ruídos com ótima resolução (PSHI);
  • a imagem completa em toda sua extensão por meio do iScape, que oferece indicadores como velocidade, ângulo e alinhamento;
  • a tecnologia do transdutor, que resulta em melhor resolução temporal e melhor frame rate (formação Multi-Beam).

TE-7

O sistema TE-7 com tela de toque foi desenvolvido para oferecer imagens de boa qualidade para rápidas decisões no atendimento. Suas características ergonômicas envolvem bateria e rede sem fio embutidas, recipientes convenientes para acessórios, máximo de três conexões de transdutor para seleção do transdutor na tela. Entre os recursos, temos:

  • uma tecnologia de transdutor patenteada para ampliar a largura da banda de imagem e a eficiência da transmissão;
  • a Imagem Harmônica de Mudança de Fase, que permite imagens mais nítidas, com melhor resolução de contraste e menos ruídos (PSHTM);
  • uma ferramenta apropriada para biópsia profunda, que permite ajustes na linha de digitalização para visibilidade otimizada da agulha, dos nervos e de pequenos vasos.

Existe, portanto, uma relação entre ultrassom e coronavírus que não pode ser desconsiderada pelo médico que deseja aperfeiçoar a avaliação e o tratamento dos pacientes.

Os equipamentos de ultrassom da MedicalWay se destacam, como vimos, pela diversidade e pelos impressionantes diferenciais. Interessou-se em conhecer melhor esses produtos? Então, acesse a página de nosso site e venha saber um pouco mais sobre nossos aparelhos!

Medicalway   Entre em contato!
Medicalway Entre em contato!
Powered by Rock Convert

Fonte: blog.medicalway.com.br/ultrassom-e-coronavirus-quais-os-beneficios-desse-procedimento

Cart
Your cart is currently empty.