Quais são os tipos de bomba de infusão e quais suas características?

Quais são os tipos de bomba de infusão e quais suas características? –

6 minutos para ler

Medicalway
Medicalway
Powered by Rock Convert

Quais são os tipos de bomba de infusão e quais suas características? Os equipamentos médico-hospitalares são desenvolvidos para trazer mais segurança ao paciente e garantir resultados melhores nos tratamentos. Além disso, as tecnologias avançam também no sentido de trazer mais praticidade e precisão para o trabalho dos profissionais de saúde. Nesse cenário, temos os diferentes tipos de bomba de infusão.

Esses aparelhos são indispensáveis em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), ambulatórios, enfermarias, casas de repouso e até no uso doméstico. Eles têm como objetivo fornecer medicamentos e nutrientes no corpo do paciente em quantidade controlada, como drogas vasoativas, analgésicas, insulina, quimioterápicos, sedações contínuas, nutrição parental, entre outros fluidos.

A ideia deste post é mostrar os diferentes tipos desse equipamento e sua importância. Continue a leitura e descubra ainda os modelos de bomba de infusão que você encontra aqui na Medicalway!

Qual a importância da bomba de infusão?

As bombas de infusão trazem benefícios ao ambiente hospitalar, pois possibilitam a administração automatizada de fluidos, como medicamentos e nutrição, em volumes muito pequenos, de maneira precisa e programada.

Assim, elas têm papel crucial em determinados casos clínicos em que o paciente precisa de medicamentos em um ritmo controlado. Alguns tipos de bomba de infusão, por exemplo, permitem dispensar uma quantidade maior de analgésico com o aperto de um botão pelo paciente, possibilitando que ele consiga administrar o medicamento de acordo com a intensidade da dor.

Quais os tipos de bomba de infusão que existem no mercado?

Há diferentes modelos de bomba de infusão, a maioria para uso ao lado da cabeceira da cama do hospital, próximo do paciente que está na UTI ou no quarto de um hospital. Contudo, existem modelos que são portáteis, facilitando o transporte. Veja a seguir alguns tipos de bombas de infusão.

Bomba de Infusão Enteral

Bomba eletrônica que fornece dieta enteral e medicamentos diretamente no trato digestivo do paciente, com controle preciso do tempo e da quantidade correta que é precisa ser administrada ao longo do dia.

O tubo para receber esses fluidos pode ser inserido no nariz, estômago ou intestino delgado, dependendo das condições e necessidades do paciente.

No caso de pacientes que podem administrar a nutrição enteral de forma autônoma, há a vantagem de permitir o ajuste da alimentação durante o sono, permitindo que a pessoa fique sem a bomba de infusão durante o dia.

Bomba Analgesia Controlada por Paciente (PCA)

É um dos tipos de bomba de infusão indicados para casos em que o paciente sente muita dor. O equipamento, como o nome diz, é controlado pelo próprio paciente, podendo ser utilizado em hospitais ou em casa.

Seu diferencial é possibilitar a administração de analgésicos intravenosos, como a morfina, para alívio de quadros de dor de maneira rápida. Assim, além de administrar doses extras do medicamento quando necessário, a bomba também tem a função de liberar a medicação contínua. Apesar desse controle do paciente, o médico programa o equipamento para evitar uma superdosagem da droga.

É indicada para casos de pós-operatório, para pacientes em estágios mais avançados de câncer, entre outras situações.

Bomba de Insulina

Esse é um equipamento portátil, que pode ser transportado no bolso ou preso ao cinto do paciente. Tem a função de liberar insulina de ação rápida, por meio de uma cânula que fica inserida abaixo da pele do paciente com diabetes, e que precisa ser trocada a cada dois ou três dias.

A vantagem é evitar a injeção de insulina várias vezes ao dia, permitindo mais conforto e uma rotina mais normalizada para o diabético. Ele tem autonomia para usar o aparelho programando a quantidade adequada de insulina que será liberada.

Bomba de infusão de seringa

Aparelho que regula a taxa de administração de um medicamento por meio de uma seringa, de um modo lento e durante um longo período de tempo. A programação da bomba é feita em uma tela.

Tem indicação para uso em recém-nascidos (evitando uma dosagem muito alta de um fármaco), aplicação de medicamentos via intravenosa e cuidados paliativos.

Bomba de Infusão Elastomérica

É um tipo de bomba de infusão que também é chamada de bomba de balão. Ela não funciona com eletricidade, e sim por uma pressão dentro do produto. Tem o objetivo de liberar medicamentos líquidos, como anestésicos locais, antibióticos, analgésicos ou ainda citostáticos.

Oferecem uma taxa de fluxo precisa e dispensam manutenção, pois devem ser descartadas após seu uso. É indicada, principalmente, para pacientes ambulatoriais.

Bomba Peristáltica

O funcionamento do equipamento acontece por pressão e deslocamento, sendo utilizada para o bombeamento de líquidos por meio de um tubo, ou seja, a bomba não entra em contato com o fluido, por isso deve ser utilizada para administrar soluções estéreis. Assim, é a bomba usada, por exemplo, em máquinas de diálise.

Bomba de Infusão Multicanais

Equipamento utilizado em UTIs que tem a vantagem de ocupar pouco espaço e permitir a realização de infusões simultâneas utilizando uma única bomba. A Bomba de Infusão Multicanais facilita, assim, o trabalho da equipe de saúde, que consegue monitorar, de um jeito prático, a administração dos medicamentos e dos nutrientes aos pacientes.

Quais modelos de bomba de infusão a Medicalway disponibiliza?

A Medicalway é referência em equipamentos médicos hospitalares, pois trabalha com as melhores marcas e tecnologias, e oferece um suporte pós-venda diferenciado. Em seu portfólio, você encontra dois modelos de bomba de infusão:

  • BeneFusion SP3/SP1 (Bomba de Infusão/Seringa – Mindray): design compacto, função de arranque rápido que garante medicação eficaz na hora, exposição de nome do fármaco e registro histórico, além do longo tempo de duração da bateria.
  • BeneFusion SP5 (Bomba de Infusão/Seringa – Mindray): design intuitivo, tela 3.5″ colorida que fornece multi-informações em uma página, sistema de gestão de oclusão inteligente, função de arranque rápido para medicação eficaz na hora e até 6 modos de infusão.

Há diferentes tipos de bomba de infusão no mercado, mas para não ter erro na escolha, conte com um fornecedor de qualidade, como a Medicalway. Além de escolher a melhor tecnologia, você terá a orientação que precisa para comprar o equipamento mais adequado para as necessidades da sua clínica ou hospital.

Quer conhecer melhor nossos produtos? É só entrar em contato com a nossa equipe para receber todos os esclarecimentos!

Medicalway   Entre em contato!
Medicalway Entre em contato!
Powered by Rock Convert

Fonte: blog.medicalway.com.br/quais-sao-os-tipos-de-bomba-de-infusao-e-quais-suas-caracteristicas

Cart
Your cart is currently empty.