Como aplicar as metodologias ágeis na área da saúde   Medicalway

Como aplicar as metodologias ágeis na área da saúde – Medicalway

6 minutos para ler

Medicalway
Medicalway
Powered by Rock Convert

Saiba como aplicar as metodologias ágeis na área da saúde, como a qualidade de um serviço tem forte ligação com a gestão de uma empresa. Assim, para garantir eficácia nos processos, é necessário buscar meios adequados, como as metodologias ágeis.

Apesar de ter origem na área de desenvolvimento de softwares, esse conjunto de práticas pode ser aplicado a qualquer tipo de negócio, inclusive em clínicas e hospitais. Com isso, você tem mais organização nos departamentos, equipes mais integradas, redução de erros e pode oferecer uma melhor experiência a seu paciente.

Quer conhecer as vantagens das metodologias ágeis na área da saúde e descobrir como aplicá-las? Continue a leitura e confira também os principais métodos.

Por que utilizar metodologias ágeis na área da saúde?

Em hospitais, clínicas e laboratórios, existem vários processos que envolvem o atendimento ao paciente. São diferentes setores e profissionais que precisam trabalhar de maneira coordenada para tornar o serviço padronizado, eficaz, seguro, de qualidade e também evitar desperdícios de materiais e retrabalho.

Para dar conta de toda essa complexidade, inclusive com o uso cada vez maior de tecnologias, é importante que o gestor adote metodologias ágeis. Trata-se de um conjunto de práticas para abordagem focada no paciente com uma definição clara dos fluxos de trabalho e maior interação entre as equipes.

Os principais benefícios ao aplicar as metodologias ágeis na área da saúde são:

  • redução de erros e de riscos de infecção;
  • gestão de estoques, com controle no uso de materiais, medicamentos e outros insumos, evitando perda de produtos que vencem ou a falta de algum item;
  • feedbacks constantes, o que agiliza as auditorias internas e permite mudanças rápidas por conta de falhas;
  • diminuição do índice de problemas em equipamentos com maior controle das manutenções;
  • processos integrados, que facilitam a tomada rápida de decisão;
  • aumento na retenção de talentos;
  • atendimento padronizado e de melhor qualidade ao paciente.

Quais os principais métodos?

Existem diferentes métodos ágeis que você pode adotar na área da saúde. A seguir, vamos mostrar como funciona o Kanban e o Lean e dar exemplos de como eles podem melhorar as ações em um hospital. Confira!

Kanban

Kanban é uma metodologia formada por checklists que proporciona uma visão geral de todos os processos, encadeando os fluxos de trabalho. Na saúde, ela pode ser adotada para aprimorar a gestão do atendimento ao paciente.

Em linhas gerais, o método tem como regra: uma tarefa não pode ter continuidade sem que a anterior tenha sido finalizada. Para isso, é necessário montar um mapa visual (quadro fixado na parede) com as etapas que devem ser seguidas por toda a equipe.

Em um hospital, o Kanban pode auxiliar no controle da entrada e saída do paciente, o que permite saber qual o tempo em que ele está recebendo o atendimento médico e, portanto, ocupando um leito.

Com isso, há compartilhamento de informações entre os profissionais, pois no quadro, além do nome e da localização do paciente, há a indicação do tempo médio em que ele vai permanecer internado de acordo com a gravidade do seu estado de saúde.

Nesse cenário, a equipe de enfermagem sabe como agir em relação aos internados, quais medidas deve tomar, como a realização de exames, e até quando terá o leito disponível. Também fica mais atenta às situações emergenciais, porque tem a sinalização de cada paciente, o que facilita a tomada rápida de decisão.

Lean

A metodologia ágil Lean foi desenvolvida para aplicação nas indústrias, mas pode trazer vantagens também na área da saúde. Busca objetividade, eficiência e redução de desperdícios.

Com isso, o trabalho das equipes fica mais organizado e focado, há mais transparência na comunicação entre os profissionais e redução de custos da instituição.

A adaptação da metodologia original recebeu o nome de Lean Healthcare. Ela se volta para o que pode ser eliminado para otimizar a produtividade no hospital, como:

  • superprodução — eliminar o que está sendo feito em excesso, ou seja, sem uma real necessidade;
  • transporte — o deslocamento de profissionais, pacientes, materiais e equipamentos pode receber ajustes para ser mais rápido;
  • movimentação — reorganização do fluxo das equipes em busca de materiais ou medicamentos;
  • tempo — reduzir a espera por atendimentos, resultados de exames, utilização de leitos e outros procedimentos;
  • defeitos — trabalhar para eliminar problemas de comunicação ou erros em procedimentos;
  • processamento — garantir melhor fluidez nas atividades, evitando retrabalhos ou aborrecimentos aos pacientes;
  • inventário — qualquer prejuízo com materiais, medicamentos ou até com o uso inadequado de equipamentos.

Quais os passos para aplicar essa estratégia?

Se você busca trazer mais eficiência para os processos de sua clínica ou hospital, deve estar curioso para saber como aplicar as metodologias ágeis na área da saúde. Descubra os passos que você deve seguir.

Escolha do método

Pesquise sobre os métodos ágeis existentes e escolha aquele que vai trazer mais vantagens para a gestão da sua instituição.

Comunicação em todos os níveis da organização

Para que você tenha um bom resultado com a aplicação dessa estratégia, é preciso que todas as equipes participem da implementação. É necessário mostrar como funciona a metodologia, o que muda no trabalho de cada um e os ganhos que essa mudança vai proporcionar.

Foco no processo de transição

Quando aplica uma das metodologias ágeis na área da saúde, você acaba alterando a cultura da organização. Sendo assim, não tenha pressa com relação a resultados. É preciso ter foco no processo de transição e realizar os ajustes necessários.

Avaliação constante das mudanças implementadas

Mesmo depois que a metodologia já fizer parte da rotina do hospital, é necessário realizar avaliações e reuniões constantes e pedir o feedback dos profissionais. É válido, inclusive, realizar uma pesquisa de satisfação com os pacientes a fim de saber se houve melhora na qualidade dos serviços prestados.

Se você busca integrar os profissionais, garantir a sustentabilidade financeira da instituição e oferecer um atendimento com foco no paciente, adote uma das metodologias ágeis na área da saúde. Você melhora a qualidade dos serviços e fideliza o público, organizando e padronizando seus processos.

Já que estamos falando em otimizar a rotina da sua clínica, descubra também os 6 benefícios do software médico!

Medicalway   Entre em contato!
Medicalway Entre em contato!
Powered by Rock Convert

Fonte: blog.medicalway.com.br/metodologias-ageis-na-area-da-saude

Cart
Your cart is currently empty.