Afinal o que não pode faltar em um software de gestão para médicos?

Afinal o que não pode faltar em um software de gestão para médicos?

6 minutos para ler

Medicalway
Medicalway
Powered by Rock Convert

Afinal, o que não pode faltar em um software de gestão para médicos? Um hospital é uma instituição muito ampla e complexa, sendo essencial contar com a automatização de processos para facilitar as atividades e evitar erros. A tecnologia oferece uma série de oportunidades para as instituições de saúde, facilitando procedimentos burocráticos e simplificando a rotina da organização. O software de gestão para médicos é um recurso muito importante para hospitais, pois ele facilita o gerenciamento das práticas, promovendo otimização, agilidade e integração.

Porém, é importante contratar a solução certa para a instituição. Há diversas opções no mercado e é preciso avaliar bem para encontrar aquela que atenda adequadamente às necessidades da sua empresa de saúde. Para ajudar nesta escolha, preparamos este conteúdo especial com informações sobre o que não pode faltar em um software de gestão. Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!

Funcionamento intuitivo

Um software de gestão para médicos é uma ferramenta para facilitar processos e otimizar a rotina no hospital, já que um sistema de gestão complexo pode dificultar o dia a dia dos colaboradores e gerar uma série de entraves. Além disso, os treinamentos para a aprendizagem do manuseio desse programa podem ser muito longos e pouco eficazes.

Outra questão é que o hospital conta com funcionários de diversas gerações, inclusive daquelas que não estão acostumadas a utilizar sistemas informatizados. Nesse caso, um software difícil pode gerar ainda mais complicações.

Por isso, procure escolher um sistema de fácil uso e manuseio, com interface intuitiva e de assimilação simples. Dessa forma, sua equipe é beneficiada e utiliza as funcionalidades com sucesso e agilidade.

Segurança dos dados

O sistema precisa ser equipado com uma estrutura robusta para a segurança de dados e para a preservação do sigilo médico. Equívocos neste item podem resultar em processos na justiça.

Uma boa proposta é adotar um software de gestão em nuvem. Isso significa que os arquivos vão ser armazenados em um espaço criptografado e protegido por barreiras na internet. Isso porque a armazenagem em computadores pode colocar as informações em risco se houver algum dano na máquina.

Verifique se o sistema conta com o selo da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Essa certificação garante a segurança e o sigilo dos dados depositados no sistema. Além disso, observe se a página do software conta com certificado digital Secure Socket Layer (SSL), representado pelo cadeado ao lado do endereço do site.

Boa gestão do faturamento

Controlar as finanças do hospital exige muita organização e um gerenciamento bastante eficiente. Um bom software de gestão faz a integração das operações. Qualquer procedimento realizado é automaticamente contabilizado na área financeira, de forma que as entradas e saídas sejam registradas com agilidade e precisão.

O sistema também deve controlar as transações com planos de saúde e estar atualizado de acordo com as tabelas normativas. Dessa forma, você vai ter os dados em mãos para fazer investimentos estratégicos e garantir que as contas estejam em dia.

Prontuário digital

Um software de gestão para médicos precisa contar com um sistema de prontuário eletrônico. Além de ter uma logística mais fácil, já que não será necessário carregar papéis e registros manuais por toda a instituição, é mais fácil de armazenar, pois não ocupa espaço. O prontuário eletrônico é mais econômico e sustentável. Acrescentamos, por último, que é mais seguro e evita o risco de extravio dos documentos.

Agenda de consultas organizada

O agendamento de consultas feita de forma manual é trabalhosa e mais suscetível a erros. Um bom software de gestão possui um módulo de agenda eletrônica. Dessa forma, gerenciar os atendimentos, horários vagos e disponibilidade de recursos se torna mais fácil. Busque sistemas que ofereçam também a ferramenta de lembrete de consulta, pois essa funcionalidade ajuda na redução das ausências de pacientes.

Suporte disponível

Mesmo que seja de fácil manuseio, é natural que os colaboradores eventualmente tenham dificuldades no uso do software. Isso porque trata-se de uma ferramenta bastante completa, com muitas funcionalidades e nem sempre o colaborador tem domínio de todos os itens. Nesse caso, é essencial que o fornecedor tenha um suporte disponível, que ajude na resolução dos problemas e possa orientar seu time.

Relatórios

Um software de gestão para médicos deve oferecer relatórios estratégicos, com os principais indicadores relativos ao hospital. Um bom sistema acompanha processos de forma integrada, fazendo levantamentos estatísticos sobre movimentações, custos, receitas, despesas, investimentos e indicadores. Dados como percentual de glosas hospitalares e índice de absenteísmo de pacientes são essenciais para melhorar o controle e gerar ações preventivas e corretivas.

Base para comunicação fluida

A comunicação eficiente entre os colaboradores é essencial para um bom fluxo de trabalho. Um software de gestão deve possuir uma base para o diálogo entre profissionais, garantindo precisão, fluidez e flexibilidade para a troca de informações e para o fluxo de processos. Isso vai garantir mais agilidade para a rotina e minimização dos ruídos.

Categorização por setor

Cada setor tem necessidades e possibilidades distintas. Determinadas áreas do hospital, como a administração, não devem ter acesso aos dados sigilosos dos prontuários. Para isso, o software de gestão deve contar com adaptações, com funções específicas categorizadas para cada setor e senhas de acesso para cada usuário.

Um software de gestão para médicos é um ótimo investimento para o hospital. Uma boa solução proporciona agilidade, fluidez e precisão, garantindo a proteção e a segurança dos dados. Faça uma boa pesquisa para contratar um sistema e observe se as funcionalidades se encaixam na dinâmica da sua instituição. Busque soluções com boa relação custo-benefício, levando em conta o impacto no orçamento e os efeitos gerados na cadeia de processos.

Procure dialogar com o fornecedor, esclarecendo dúvidas e sempre procurando empresas credenciadas e com boa imagem no mercado. Um software de gestão para médicos é uma excelente alternativa para otimizar uma série de procedimentos no hospital. Avalie o sistema com rigor antes de contratar um plano.

Gostou de saber sobre o que não pode faltar em um software de gestão para médicos? Aproveite e siga a Medicalway nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Medicalway   Entre em contato!
Medicalway Entre em contato!
Powered by Rock Convert

Fonte: blog.medicalway.com.br/software-de-gestao-para-medicos

Cart
Your cart is currently empty.