Ações de Natal em Hospitais   Entenda a Importância dessa prática

Ações de Natal em Hospitais – Entenda a Importância dessa prática

6 minutos para ler

Medicalway
Medicalway
Powered by Rock Convert

Algumas datas especiais durante o ano são muito propícias para se realizar ações em instituições de saúde e trazer mais conforto aos pacientes, além de agregar valor à comunidade como um todo. Nos meses de novembro e dezembro, por exemplo, destacam-se as ações de Natal em hospitais.

Nesse período, muitas pessoas se sentem mais fragilizadas por não estarem em casa com suas famílias. Além disso, quando a ação não envolve apenas os pacientes, essa é uma boa oportunidade para oferecer um carinho especial às pessoas da sua região, de modo geral.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial sobre o assunto, com algumas dicas práticas para você adotar em seu hospital nessa época do ano. Continue lendo e confira!

Afinal, qual é a importância de realizar uma ação de Natal em hospitais?

Antes de tudo, vale a pena entendermos os principais benefícios de realizar ações de Natal em hospitais. Vamos lá?

Traz mais conforto e carinho aos pacientes

É natural, como dissemos, que os pacientes da sua instituição fiquem um pouco mais fragilizados durante esse período. Afinal, trata-se da época do ano em que as famílias costumam se reunir com ceias fartas e boas comemorações.

Justamente por essa razão, é importante oferecer um conforto especial a essas pessoas para transmitir um sentimento de que tudo vai ficar bem, além de demonstrar que o hospital se importa com cada um deles.

Humaniza o atendimento

Muito se fala atualmente em atendimento humanizado na área da saúde. Na rotina de atividades dos seus colaboradores, isso significa ouvir as queixas que os pacientes fazem com respeito e, especialmente, empatia — a capacidade de se colocar no lugar do próximo —, contribuindo para melhorar a experiência dessas pessoas.

As ações de natal em hospitais contribuem para esse tipo de atendimento, uma vez que a proposta é se concentrar, inicialmente, no paciente. Isso facilita a estabilização da sua saúde emocional, evitando conflitos com o tratamento e ainda estabelecendo uma boa relação com os seus familiares.

É importante levar em consideração, ainda, a importância da companhia de pessoas especiais para o paciente, especialmente em ações de natal. É interessante convidá-las a participar desses eventos também, já que essa proximidade pode contribuir para o desenvolvimento positivo do seu quadro.

Quais ações de Natal podem ser adotadas pela sua instituição?

Agora que você já conhece os principais benefícios de adotar ações de Natal em hospitais, chegou o momento de conferirmos algumas opções e ideias. Confira!

Eventos musicais

O que você acha de convidar uma atração musical para alegrar os pacientes durante esse período? Uma boa ideia é chamar alguém da sua região — especialmente alguém que toque músicas mais tranquilas, que agraduem a todas as idades.

Faça uma pesquisa em sua região, avalie o orçamento dos principais profissionais e busque entender quais deles melhor se encaixam no perfil procurado. Após essa análise, reúna-se com 2 ou 3 dos seus preferidos e faça perguntas objetivas, focando em atender às expectativas de um evento como esse.

Quanto ao repertório, peça músicas características do Natal, além de solicitar uma interação com os pacientes que estiverem assistindo. É muito importante que o músico tenha essa preocupação de oferecer um momento especial para eles, comprovando que o seu bem-estar é o que mais importa naquela situação.

Cartinhas para o Papai Noel

É preciso ter um cuidado especial com os pequenos que estão em hospitais durante o período do Natal. Durante todo o ano, já é comum que haja ações pontuais para tornar o dia a dia deles mais descontraído, ajudando-os a se esquecer por algum momento de que eles estão naquela situação. A visita de divertidos palhaços é um exemplo.

No caso do natal, se a sua instituição contar com crianças internas, uma boa dica é adotar a ação da cartinha para o Papai Noel. Basicamente, peça para cada uma delas escrever numa carta com o que deseja, e realize uma ação interna para os seus colaboradores adotarem uma cartinha.

É importante ressaltar a eles a importância que isso traz para o dia a dia dos pacientes menores, e como isso pode contribuir para o seu tratamento. Por outro lado, destaque também a responsabilidade de quem adota uma: é necessário se comprometer a entregar o presente.

Por fim, para a entrega dessas lembrancinhas, você pode contratar um Papai Noel com seus ajudantes. Selecione uma data e faça disso um evento — com certeza, isso fará muita diferença para o Natal dos pequenos!

Apresentação de peças teatrais

Existe algum grupo teatral de destaque na sua cidade, cujas peças são de fácil entendimento para públicos de todas as idades? Se houver, selecione um dia para que a sua instituição possa recebê-lo, trazendo mais diversão e entretenimento aos pacientes!

Caso as peças conhecidas por esses grupos não sejam indicadas para determinada parcela das pessoas, pergunte aos artistas se eles conseguem adaptar alguma obra para apresentar especialmente ao seu hospital. Se a temática for natalina, é melhor ainda!

Integração da comunidade

Como dissemos, a sua instituição pode fazer a diferença não apenas para os seus pacientes, mas também para a comunidade como um todo. Isso contribui para transformar essa época do ano de pessoas mais carentes, além de trazer uma imagem bem positiva para o seu hospital.

Selecione alguns grupos de pessoas e oferte cestas de natal a elas, contendo inclusive alguns produtos típicos desse período — panetones, por exemplo. Para escolher quem será beneficiado pela ação, busque analisar quais são os grupos da sua região que mais precisam de um acolhimento nesse momento. Não precisa ser apenas comunidades carentes, também é possível contemplar instituições sem fins lucrativos, como creches e ONGs.

Enfim, o Natal é uma época do ano em que as pessoas buscam estar mais próximas de suas famílias para celebrar a união. Justamente por isso, como vimos neste post, é muito importante realizar ações de Natal em hospitais para garantir a comemoração de todos e trazer acalento e bem-estar aos seus pacientes. Pense nisso!

Gostou desta leitura? Conhece alguma outra atividade que pode ser desenvolvida durante o período de Natal? Deixe-nos o seu comentário e compartilhe suas ideias com a gente!

Medicalway   Entre em contato!
Medicalway Entre em contato!
Powered by Rock Convert

Fonte: blog.medicalway.com.br/acoes-de-natal-em-hospitais

Cart
Your cart is currently empty.