Software de gestão de obras: quais os impactos no dia a dia?

Software de gestão de obras: quais os impactos no dia a dia?

Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, é preciso se reinventar para modernizar a produção e otimizar seus processos de trabalho. Por isso, cada vez mais empresas têm optado por investir na implementação de tecnologia. Na construção civil, os softwares de gestão de obras são um bom exemplo de uma solução prática.

Soluções tecnológicas oferecem uma enorme gama de possibilidades e benefícios indispensáveis para que os profissionais em regime de trabalho remoto possam se comunicar de maneira eficiente com os que estão no canteiro de obras.

Os softwares são ferramentas tecnológicas que automatizam atividades manuais, aumentando a produtividade e permitindo que os profissionais possam focar em tarefas estratégicas. Por isso, são uma ótima maneira de conseguir melhorar a utilização do tempo e aumentar os lucros.

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre a implantação de software em áudio!

A tecnologia como aliada no canteiros de obras

No setor da construção civil, baixa produtividade, mau uso dos dados, falta de planejamento e também baixo controle das atividades são problemas a serem evitados. Pois causam impactos na qualidade e lucros de uma obra, provocando atrasos, retrabalhos e erros. Além disso, muitas vezes a tomada de decisões por parte dos gestores é lenta, principalmente por falta de análise e difícil acesso aos dados.

Assim, as construtoras estão investindo na implementação de softwares de gestão de obras como forma de driblar os problemas encontrados na falta do uso de tecnologias no canteiro. Com isso, a empresa simplifica a coleta, organização, compartilhamento e visualização dos dados, facilitando a tomada de decisões, com intuito de diminuir o prazo de execução e usar menos recursos.

A competitividade é uma palavra chave que determina o sucesso de uma empresa, e aquelas que não se atualizam, adaptam e otimizam seus processos acabam ficando para trás por não investirem em uma melhoria contínua. Por isso, conheça os principais impactos que a implementação de softwares de gestão trazem para uma obra:

Conformidade com o planejamento

Todo empreendimento precisa de projetos e de um planejamento detalhado para que as etapas futuras possam ser realizadas da forma correta, garantindo a qualidade e a conformidade. Assim, os softwares permitem que os profissionais consigam armazenar e centralizar os projetos, facilitando o acesso e também a comunicação entre todos os colaboradores.

Eles permitem um registro detalhado de todas as alterações e revisões realizadas, além de fazer a gestão das permissões de acesso, fluxos de trabalho e prazos de entrega. Assim, as informações e projetos ficam integrados e a comunicação se torna mais eficiente, diminuindo as chances de retrabalhos.

Produtividade e agilidade de decisões

Para que os serviços sejam realizados com a maior qualidade e agilidade possível, os softwares otimizam a coleta e análise dos dados em campo, permitindo um maior controle. Com isso, tudo é registrado e conferido em tempo real, possibilitando a alteração do orçamento, a otimização dos recursos e muito mais.

Além disso, a implementação de softwares de gestão permite que os gestores tomem decisões de forma mais assertiva e rápida. Isso porque podem analisar e comparar dados, possibilitando decisões mais embasadas e menos intuitivas. A comunicação em tempo real e remota também ajuda, permitindo que tudo seja resolvido de forma rápida, muitas vezes antes mesmo de o problema ocorrer.

Maior controle das atividades e dos insumos

As soluções tecnológicas dão aos profissionais responsáveis pela gestão a possibilidade de controlar o que acontece em todas as frentes da obra. Isso é possível utilizando um sistema único, com comunicação remota e instantânea, além de permitir que os colaboradores responsáveis registrem, atualizem e avisem sobre o status de cada atividade.

Mais um impacto  positivo da implementação de softwares é o controle dos insumos. Com ele, é possível cadastrar cada material, item ou equipamento, bem como seu local exato, seu estado de conservação e até sua data de validade. 

Isso ajuda a agilizar as atividades, já que os profissionais podem buscar rapidamente a localização dos insumos que precisam. Além disso, com os relatórios de estoque, é possível comprar antecipadamente os materiais que estiverem acabando.

Integração e segurança

Outra vantagem da implementação de softwares de gestão é que todas as informações ficam integradas em um só sistema, facilitando o acesso e também a comunicação. Além disso, todos os documentos importantes ficam armazenados de maneira organizada e sempre disponíveis, tanto online quanto offline. 

A segurança também é otimizada, já que o armazenamento passa a ser em nuvem. Além disso, os softwares permitem que os profissionais possam manter o controle dos acessos nas portarias das obras, controlando os EPIs e bloqueando acesso de colaboradores com pendências, por exemplo. Assim, a empresa consegue aumentar a segurança com os dados armazenados e no canteiro de obras.

Benefícios além da execução

Além dos impactos positivos citados acima, a implementação de softwares de gestão de obras ajuda a controlar os processos de vistoria e assistência técnica. Com checklists personalizados e registros detalhados, os profissionais conseguem maior agilidade e qualidade na hora de fazer a vistoria de entrega dos imóveis.

O pós obra também fica mais eficiente, possibilitando um atendimento direto e automatizado aos clientes. Além disso, todos os detalhes são registrados e organizados, como os problemas constatados na vistoria e os prazos de entrega e realização dos reparos. Assim, a construtora otimiza os custos, reduz o uso de papel e aumenta a eficiência do atendimento ao cliente.

Vale ressaltar que as empresas devem avaliar os processos que mais precisam de melhorias para que assim possam escolher o software mais adequado. Também é importante dar um treinamento eficaz aos colaboradores, permitindo que todo o potencial do software seja aproveitado.

Como vimos, os impactos positivos da implementação de softwares na construção civil são enormes, abrangendo desde o planejamento, passando pela execução e indo até o pós obra. Além da melhora na produtividade e na qualidade dos empreendimentos, as empresas conseguem um maior lucro, já que reduzem as chances de retrabalhos, desperdícios  e conseguem otimizar o tempo.

Agora você já conhece as vantagens de adotar um software na sua obra. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e continue acompanhando os posts no blog.

 

Fonte: www.mobussconstrucao.com.br/blog/implementacao-de-software

Cart
Your cart is currently empty.