O futuro da mobilidade no canteiro de obras

O futuro da mobilidade no canteiro de obras

Está sem tempo para ler? Aperte o play abaixo e ouça o artigo sobre mobilidade nas obras em áudio!

 

A mobilidade nas obras já é uma realidade no setor da construção, trazendo benefícios na acessibilidade e tráfego rápido de informações, que são itens cruciais para o sucesso no gerenciamento de obras. Desse modo, não há mais margem para que o meio virtual não esteja presente nas empresas. Quem faz essa escolha, está sujeito a ficar para trás no mercado, principalmente se tratando do futuro da construção.

Além de melhorar a etapa do gerenciamento de obra, adotar sistemas que permitam a mobilidade nas obras traz outras vantagens, como a melhora na produtividade, controle dos custos e na flexibilidade. Mas, é importante sabe r escolher a ferramenta ideal para a sua empresa, que forneça funcionalidades para otimizar os processos construtivos no canteiro de obras e no escritório.

É nesse cenário que surgiu o Mobuss Construção. Voltado para o dia a dia do canteiro de obras, o software visa otimizar o controle de informações e gerenciamento da construção, de forma prática, através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Assim leva informações para o profissional responsável pela gestão, com ou sem internet, no canteiro de obras ou no escritório, fulltime e sem intermediários de qualquer lugar e a qualquer hora.

Assista ao vídeo explicativo para conhecer melhor as funcionalidades e objetivos do Mobuss Construção.

Benefícios da Mobilidade nas Obras

Segundo pesquisa feita nos EUA em 2018, 87% dos profissionais da construção consideram soluções de tecnologias móveis muito importantes para o mercado. Por isso, vemos muitas empresas do setor procurando investir na implementação da mobilidade nas obras, já que esse investimento costuma garantir um bom retorno.

Como um exemplo do sucesso da implementação nas construtoras, temos o case de sucesso em que o investimento representa menos de 1% do custo total da obra. Veja agora alguns benefícios que a mobilidade pode proporcionar:

Controle de produtividade e retrabalhos

Utilizando softwares que permitem o acesso por dispositivos móveis, os profissionais conseguem controlar todas as frentes da obra de maneira simultânea e remota. Além disso, com sistemas de gestão é possível acompanhar a utilização de todos os insumos.

Assim, permite gerir remota e simultaneamente todas as áreas do canteiro, e a produtividade pode ser melhor controlada e otimizada. Os retrabalhos também podem ser acompanhados e registrados, gerando informações que permitem que os profissionais entendam e saibam como acabar com os problemas causadores de desperdícios na obra.

Maior flexibilidade

Com o auxílio da mobilidade nas obras, a flexibilidade no trabalho dos profissionais aumenta, possibilitando a gestão de diferentes processos em qualquer lugar. A comunicação também se torna muito mais flexível, não dependendo mais da presença física, apenas de dispositivos móveis conectados à uma rede de internet.

Dessa forma, todas as trocas de informações e tomada de decisões se tornam mais ágeis, sendo feitas, muitas vezes, quase que instantaneamente. Com isso, os processos construtivos podem fluir melhor, evitando atrasos e a necessidade de retrabalhos.

Planejamento de níveis de estoque

Muitas vezes, principalmente em obras grandes, o controle dos níveis de estoque de insumos pode ser um problema. Mas, com ajuda da mobilidade nas obras, os profissionais podem registrar, em tempo real, a chegada, retirada e estado do estoque de cada material no depósito do canteiro.

Dessa forma, é possível agilizar o processo de compra dos materiais pelo inventário de insumos, ou o giro de materiais entre canteiros, planejando melhor o estoque dos insumos da obra. Isso diminui a chance de a construção ficar ociosa por falta de materiais, além de ajudar a otimizar a produtividade.

Gerenciamento completo da obra

Dispositivos móveis dão a possibilidade de o profissional responsável pela gestão manter uma boa comunicação com as equipes e ver tudo o que acontece no canteiro de obras em tempo real. 

Assim, o gerenciamento da obra, que antes era limitado a só alguns processos, consegue ser, muito mais completo, abrangendo praticamente todas as áreas da construção.

Confiabilidade de informações

Com auxílio da mobilidade no canteiro de obras, a troca de informações acontece em tempo real, sendo tudo registrado com segurança utilizando sistemas de armazenamento em nuvem. Que mesmo sem internet, armazena os dados do canteiro no sistema e ao haver um sinal de internet, faz o sincronismo de dados. 

Dessa forma, é possível diminuir a perda de informações ou até a falta de detalhamento dos dados, aumentando a confiabilidade das informações da obra.

Sustentabilidade ambiental

Assim como os resíduos gerados pela construção civil, o grande uso de energia e insumos são um problema para o meio ambiente. Como vimos, os sistemas de mobilidade nas obras permitem que as decisões sejam tomadas mais rapidamente, evitando desperdícios e retrabalhos e eliminando o uso de planilhas e papéis no canteiro de obras.

Por isso, diminuir os desperdícios e otimizar a produtividade também aumenta a sustentabilidade de uma obra. Tudo isso resulta em menos impactos no meio ambiente e em edificações mais ecoeficientes.

O futuro da mobilidade com o Mobuss Construção

No Brasil o uso de dispositivos móveis expandiu e deve continuar crescendo considerando a facilidade, agilidade e aumento de produtividade que fornecem recursos para uma eficiente evolução no trabalho e dia a dia. A mobilidade não pode ser mais considerada apenas uma tendência, pois é uma realidade presente na sociedade que vê a tecnologia com perspectivas otimistas.

E é neste sentido que o Mobuss Construção foi desenvolvido pela Teclógica, uma empresa especializada na gestão de TI e Negócios que oferece soluções sob medida para diversos segmentos. Possui expertise em projetos de Outsourcing, Infraestrutura, Comunicação Corporativa, Gestão de Contratos e Mobilidade Corporativa. Com sede em Blumenau (SC), a empresa conta com atuação em todo o território nacional e na América Latina.

Algumas das funcionalidades do Mobuss Construção que permitem  uma gestão mais eficiente aliada com a mobilidade nas obras são:

  • Controle de projetos;
  • Apontamento de colaboradores e equipamentos;
  • Apropriação da produção;
  • Aprimoramento da segurança;
  • Controle de insumos dos canteiros;
  • Inspeções de qualidade;
  • Gestão da documentação e registros;
  • Controle de acesso às obras;
  • Vistoria e entrega do empreendimento;
  • Acompanhamento da assistência técnica.

Acompanhe nosso blog, onde trazemos informações e dicas referentes a tendências, futuro da construção, além das novidades do setor. Não deixe de também nos seguir e acompanhar nossa newsletter mensal.

gruopwhatsapp
gruopwhatsapp

Fonte: www.mobussconstrucao.com.br/blog/mobuss-mobilidade-nas-obras

Cart
Your cart is currently empty.