Grandes líderes: corrija 5 erros na liderança do canteiro de obras

Grandes líderes: corrija 5 erros na liderança do canteiro de obras | Mobuss Construção

Liderar não é tarefa fácil. É preciso motivar e estimular os profissionais envolvidos em um projeto para que possam desempenhar as suas funções da melhor maneira possível. Porém, conseguir extrair o melhor de cada colaborador exige mais do que carisma, pois é preciso ter um bom domínio das práticas de relações humanas. E alguns erros acabam prejudicando a liderança do canteiro de obras.

Isso porque a construção de uma obra envolve um grande número de profissionais das mais diversas áreas. Cada um executa sua função específica e todo o projeto depende do bom funcionamento de cada etapa. Uma liderança do canteiro de obras eficiente é essencial para que esses processos não encontrem falhas.

Neste post, listamos 5 dicas para ajudar a melhorar sua liderança . Confira nas próximas linhas algumas ideias para sanar equívocos e como você pode evitá-los para otimizar a liderança do canteiro de obras.

Diversifique o processo

O papel de gestor é bastante delicado por envolver, em muitos casos, um grande número de pessoas. Cada uma delas possui as suas particularidades e, assim, a gestão de pessoas não funciona de maneira universal. É necessário identificar o perfil de cada profissional para saber quais as melhores formas de lidar com eles para conseguir estimular e extrair um desempenho melhor com a liderança do canteiro de obras..

Comunicação é a alma do negócio

Em qualquer atividade que envolva relacionamento interpessoal é imprescindível ter uma boa comunicação. O líder deve saber passar quais são os objetivos do projeto, como funcionará e o que cada um deverá fazer. Durante as obras, ele ainda terá que manter o bom funcionamento do processo, ou seja, uma comunicação constante. Não deixe dúvidas ou margens para contestação de decisões: clareza é essencial.

Assuma os erros

Se uma equipe comete algum erro, o líder dessa mesma equipe tem responsabilidade direta nisso. O acompanhamento e a escolha de delegar aquela função a um colaborador é do gestor, portanto, caso acontece alguma falha, ele tem influência direta nesse processo. Assim, é importante assumir o erro, analisá-lo e trabalhar para evitar novas falhas.

Assuma seu papel

Já dissemos que um líder trabalha com diversos tipos de profissionais em um canteiro de obras, o que obriga a diversificar o modelo de gestão. Isso também vale para o seu posicionamento no processo. Não se deve escolher um papel — um bom gestor ou um carrasco — e agir como se aquilo fosse sua postura. O líder deve ter o bom senso para tomar as melhores decisões de acordo com cada situação.

Tenha coerência

O que adianta cobrar um tipo de comportamento se o próprio líder não o tem. O gestor deve ser exemplo para os seus funcionários. Se alguma regra for estipulada, se alguns valores são exigidos e alguma postura é cobrada, o líder deve apresentar todos esses quesitos — além de saber valorizar aqueles que também os têm. Novamente, o bom senso aparece como fundamental no processo de liderança do canteiro de obras.

Agora, atente-se aos erros aqui mencionados e evite-os em sua gestão. Conte-nos também o que tem feito para melhorar a sua liderança do canteiro de obras. Compartilhe conosco a sua experiência!

Fonte: www.mobussconstrucao.com.br/blog/grandes-lideres-corrija-5-erros-na-lideranca-do-canteiro-de-obras

Cart
Your cart is currently empty.