Crédito associativo na construção civil: quais são as vantagens

Crédito associativo na construção civil: quais são as vantagens

Construir um empreendimento residencial é uma decisão arriscada e não há garantias de que, ao fim da obra, as unidades serão vendidas no tempo e preço esperado. Dessa forma, as construtoras buscam adotar modalidades vantajosas de financiamento imobiliário e que evidenciam o desejo dos consumidores pelo empreendimento.

Por isso, vale a pena conhecer as vantagens de ofertar os imóveis através do crédito associativo.

Assegurar um fluxo de caixa no início de uma obra é crucial para que ela seja finalizada com um saldo positivo e gere lucro. Por isso, é importante garantir um número mínimo de compradores na hora tirar um empreendimento do papel. 

Assim, a empresa evita que a construção tenha que ser paralisada na metade da execução por falta de verba.

Hoje muitos brasileiros não possuem condições para comprar um imóvel à vista. Então, para que o empreendimento seja atrativo e viável, os consumidores precisam ter opção de pagar com empréstimo. Mas se engana quem pensa que o financiamento bancário tradicional, realizado quando o imóvel já está pronto, é a única opção.

Precisamos conhecer e entender melhor as vantagens de uma outra modalidade de financiamento: o crédito associativo. Nele, não só os compradores são beneficiados com melhores condições de compra, mas a própria construtora tem garantia de crédito para executar uma obra e começar com um fluxo de caixa positivo. Além de evitar casos de desistência de compra ou distrato por inadimplência.

Para saber mais sobre crédito associativo na construção civil, continue lendo o post!

O que é o crédito associativo?

O crédito associativo é uma forma de financiamento de imóveis residenciais que ainda estão na fase da planta. Nele, existe uma relação entre consumidores, incorporadoras e agentes financeiros. 

Dessa forma, as empresas que querem construir um empreendimento buscam uma quantidade mínima de compradores e a partir daí a instituição financeira libera o crédito. O financiamento não é fornecido por bancos privados, sendo ofertado somente pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. 

Funciona com recurso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em conjunto com o Programa de Carta de Crédito Associativo. Vale destacar que os recursos são destinados aos compradores e não à incorporadora.

A empresa responsável pela construção também assina um contrato com a instituição financeira. A partir daí um seguro de entrega é garantido no cumprimento do cronograma de obras. 

Assim, conforme a execução avança e os contratos com os consumidores são assinados, o banco repassa à construtora os recursos financeiros proporcionais ao progresso construtivo realizado naquele período. 

Quais as regras para adotar o crédito associativo?

O crédito associativo só é válido para imóveis residenciais, como habitações de interesse social. Outros tipos de empreendimentos, como os comerciais, possuem outras modalidades de financiamento. 

Dessa forma, após a incorporadora obter a quantidade mínima de compradores, os bancos avaliam se o empreendimento está de acordo com as exigências, verificando o estudo de viabilidade e o cronograma da obra

Além disso, existem quatro situações possíveis para se obter financiamentos com crédito associativo: 

  • A construção em terreno de propriedade da própria incorporadora;
  • A compra do terreno e construção sobre o mesmo;
  • A produção em lotes de terreno urbanizados; 
  • A reabilitação de empreendimentos urbanos.

Dessa forma, é preciso ficar atento se a obra se enquadra em algum desses requisitos. A partir do momento da aprovação, a empresa pode começar a obra e deve garantir que o projeto seja entregue no prazo estipulado. A responsabilidade pela dívida é dos compradores, mas a qualidade e entrega da obra é da incorporadora. Sendo assim, os consumidores têm o dever de verificar se os recursos estão sendo aplicados.

Vantagens do crédito associativo

Como comentado anteriormente, diferente de outras modalidades de financiamento imobiliário, o crédito associativo tem benefícios não só para os compradores, mas também para as empresas. 

Confira algumas das vantagens de investir na adoção do crédito associativo:

Juros de acordo com o andamento da construção

Uma das principais vantagens, que também é um atrativo para os consumidores, é que ele só pagará os juros que são repassados à construtora

Ou seja, do momento em que o contrato é assinado até o final da obra, há um congelamento no saldo devedor. Somente após a entrega das chaves é que os valores começam a ser reajustados.

Possibilidade de uso do FGTS

Outra possibilidade para os compradores é usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para diminuir o valor financiado do imóvel. Isso significa que os consumidores não precisam arcar com prestações tão altas. 

Além disso, esse é um atrativo que pode gerar vendas mais rápidas, fechando com mais agilidade o número mínimo para a liberação do crédito associativo.

Maior segurança para iniciar uma construção

Com a certeza de que a instituição financeira vai repassar recursos conforme a execução avança, a construtora não precisa se preocupar com a falta de verbas durante a obra. 

Além disso, alcançar um número mínimo de compradores na planta significa que o empreendimento é atrativo e que as chances de lucro são maiores. Com mais segurança financeira, a empresa consegue focar em construir edificações com melhor desempenho.

O sonho da casa própria é compartilhado por muitos brasileiros, por isso, o mercado de imóveis residenciais é um dos mais importantes. Mas para que o empreendimento tenha mais chances de sucesso, é preciso garantir que os consumidores tenham condições financeiras para comprar uma unidade habitacional. 

Por isso, escolher a melhor modalidade de financiamento é criar um atrativo, abrindo um leque maior de compradores. O crédito associativo traz benefícios financeiros para a empresa responsável pela construção, já que garante uma verba inicial para a construção e recursos conforme ela avança. 

Assim, a construtora ou incorporadora maximiza as chances de sucesso, tirando do papel projetos que realmente tenham potencial. Além de evitar a paralisação da obra por falta de recursos.

Agora você já sabe o que é o crédito associativo e quais suas vantagens tanto para as empresas, quanto para os compradores. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e continue acompanhando os posts no blog.

CTA Sistema de construção civil
CTA Sistema de construção civil

Fonte: www.mobussconstrucao.com.br/blog/credito-associativo

Cart
Your cart is currently empty.