Como a Big Data pode interferir na Indústria da Construção

Como a Big Data pode interferir na Indústria da Construção

Dados é que não faltam, por isso é crucial entender a importância do uso do Big Data na construção civil.. O grande desafio está em gerenciá-los e analisá-los em tempo hábil, para que deles se possam extrair informações úteis e relevantes para melhorar os negócios e captar oportunidades que, do contrário, passariam despercebidas. E essa é uma oportunidade para todos, grandes e pequenos, de todas as áreas de atuação.

O mercado do Big Data está em intenso crescimento no Brasil, movimentando bilhões de reais todos os anos. Com empreendimentos cada vez mais complexos e desafiadores, a quantidade de informações e também a necessidade de se basear em dados só aumenta. 

Por isso, no setor da construção, são várias soluções tecnológicas sendo adotadas nas construtoras e incorporadoras que utilizam o conceito de Big Data, como o BIM e os sistemas de IA.

Com empresas fornecendo serviços gratuitos a milhões de usuários, como Facebook, Twitter, WhatsApp e Google, as fontes de informações são abundantes. As questões de privacidade, em muitos casos, entram em foco e viram pontos de controvérsia. 

Mas quando se utiliza um serviço gratuito, concordando-se com seus termos de uso, e, principalmente, quando se publica informações através dele, não há como assegurar a privacidade.

Assim, as oportunidades do big data analytics tornam-se tão grandes quanto o volume de dados que se pretende analisar. Com o advento da computação em nuvem, tornou-se possível dimensionar a infraestrutura computacional necessária para a execução da tarefa em si. 

Por exemplo, empresas menores que desejam uma análise mais superficial demandam uma certa capacidade computacional; empresas maiores ou que demandam uma análise mais aprofundada, detalhada e criteriosa, demandam mais dessa capacidade. Com a computação em nuvem é possível escalar isso.

O que é Big Data e qual sua importância?

Big Data ou, traduzindo de forma literal, “grandes dados”, é a captura, estruturação, análise e visualização de grandes quantidades de dados, inadequadas ao modelo tradicional de banco de dados. 

O objetivo principal do uso do Big Data é criar uma base sólida de dados internos e externos para guiar a tomada de decisões das empresas. Ou seja, a resolução dos problemas passa a ser feita com base em informações e não apenas na intuição dos profissionais.

Existem muitas análises que podem ser feitas através do uso de big data que não seriam possíveis de outra forma, simplesmente por não existir de onde extrair dados. Dessa forma, hoje é possível determinar fatores que em outras épocas só era possível imaginar: gostos, tendências, capacidade financeira, associando ainda tais elementos com outros, como perfil familiar e profissional. 

Em um mundo cada vez mais conectado e com tantas informações disponíveis, as empresas precisam aproveitar ao máximo os dados para otimizar seus processos. Por isso, implementar os conceitos de Big Data é essencial, pois permite um registro detalhado dos dados brutos, seu tratamento e análise. 

Assim, tudo será convertido em informações úteis, que podem ser transformadas em indicadores que auxiliam em etapas como a gestão de empreendimentos e outros processos da construção civil.

O próprio perfil escalonável das análises Big Data faz com que seja mais racional o surgimento de empresas especializadas. Elas podem dimensionar infraestruturas de processamento e aplicar tecnologias já desenvolvidas para obter resultados excepcionais e surpreendentes. Atualmente já existem diversas empresas atuando no setor, capazes de atender negócios de qualquer segmento com a mesma eficiência.

Por que utilizar o Big Data na construção civil?

Naturalmente, a indústria da construção civil só tem a se beneficiar do uso de tecnologias e serviços Big Data. A antecipação de tendências e a melhor compreensão do cenário socioeconômico de um local, por exemplo, eram fatores que anteriormente só seriam viáveis mediante pesquisas especializadas, caras e demoradas. Hoje, com softwares especializados, a própria empresa consegue fazer isso de forma simples e extremamente rápida.

Além disso, as decisões estratégicas das empresas do setor podem ser tomadas com maior segurança, personalização e um grau de confiabilidade maior até mesmo do que o das antigas pesquisas. Afinal, sabe-se que elas contam com muitas distorções devido à forma como os participantes as respondem. 

Assim, o uso do Big Data vai além de apenas servir como base de dados para tomada de decisões, funcionando também como meio de pesquisas.

Mais rapidez e qualidade no registro e análise de dados permite que os profissionais tomem decisões mais rapidamente e diminui a chance de retrabalhos. Por isso, a análise de dados na construção promovida pelo Big Data gera mais assertividade nos processos construtivos, além de aumentar a produtividade, reduzir os desperdícios e os custos com a correta análise. 

Como o Big Data pode ser utilizado na construção civil?

As aplicações do big data na construção civil vão desde a etapa de projetos, até o pós obra. São vários os sistemas que utilizam os conceitos do big data para entregar soluções que otimizem processos de uma obra. Por isso, veja alguns dos processos que se beneficiam da implementação do big data:

Projetos bem elaborados

O big data é a base dos sistemas de BIM, fazendo com que as empresas consigam criar projetos com maior riqueza de informações e atributos úteis, como custos de cada material, para as outras etapas. Além disso, há uma maior integração dos dados, garantindo compatibilidade entre projetos e evitando o desencontro de informações entre os profissionais responsáveis.

Acima de tudo, a tecnologia big data pode trazer ganhos no gerenciamento e na execução de projetos de construção, proporcionando aumento de produtividade. 

O aumento de produtividade é, aliás, um dos grandes desafios na construção civil. Assim, o uso de big data em simulações avançadas pode reduzir o número de mudanças em desenhos de produção e construção, com consequente redução nos custos.

Relação com fornecedores

Os equipamentos modernos utilizados em construção contam com sensores embutidos, que fornecem dados sobre utilização e padrões de uso, permitindo que os fornecedores melhorem as previsões de demanda. 

No geral, todas as relações com fornecedores tendem a melhorar com o uso de big data, pois torna-se possível compreender melhor as demandas locais e projetar fluxos de insumos, evitando atrasos.

Utilização de dados históricos

A conexão de informações históricas com eventos em tempo real também pode trazer ganhos significativos, que permitem mitigar riscos e aproveitar oportunidades. Os ajustes nos projetos podem ser feitos conforme resultados das análises de tendências atuais comparadas com as tendências anteriores. Assim, a empresa garante que os erros cometidos no passado não se repitam, melhorando a qualidade final dos empreendimentos.

Com a compilação de dados dos históricos das obras finalizadas, a empresa pode antecipar os riscos e identificar as etapas que apresentam mais problemas. Assim, é possível focar na otimização dos processos. Mais uma vez, ponto positivo no processo decisório, garantindo melhor gerenciamento de riscos e reduzindo a probabilidade de estouro nos prazos ou no orçamento.

Decisões estratégicas, seleção mais adequada de projetos, maior produtividade e um melhor planejamento e gerenciamento podem trazer resultados financeiros muito maiores que os investimentos baixos em serviços Big Data. É a tecnologia proporcionando evolução em uma área de destaque em qualquer economia.

Quanto mais as empresas utilizarem os dados em seus empreendimentos, maiores serão suas chances de sucesso no mercado. Por isso, é importante implementar o conceito de Big Data na rotina de trabalho dos colaboradores, permitindo também a adoção das técnicas de BI na construção civil. Assim, o setor conseguirá se modernizar, aumentando a produtividade e entregando construções de maior qualidade.

Agora você já sabe os benefícios de utilizar o Big Data na construção civil. Mas se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente aqui embaixo e continue acompanhando os posts no blog.

imagem14-05-2021-17-05-00
imagem14-05-2021-17-05-00

Fonte: www.mobussconstrucao.com.br/blog/big-data-construcao-civil

Cart
Your cart is currently empty.