A importância da gestão de projetos na construção civil

A importância da gestão de projetos na construção civil | Mobuss Construção

Uma obra, do seu início ao fim, passa por diversas etapas importantes e distintas, mas todas elas têm algo em comum: são realizadas com base em um planejamento prévio. Por isso, para que na entrega do empreendimento tudo esteja em conformidade, inclusive o orçamento e o cronograma, os profissionais precisam investir em uma eficiente gestão de projetos na construção civil.

O setor da construção fica mais competitivo e exigente a cada dia, portanto as empresas precisam otimizar seus processos construtivos. Assim, conseguindo entregar empreendimentos com maior desempenho, menos custos e tempo

Esse é o objetivo principal da gestão de projetos, aliando técnicas e metodologias para melhorar o controle da conformidade do projeto de construção, do orçamento e do cronograma da obra.

No entanto, vale lembrar que cada obra é diferente, contando com métodos específicos e necessitando de uma gestão personalizada para cada caso. Dessa forma, existem diversas metodologias de gestão de projetos na construção civil, todas elas devem ser estudadas para que então os profissionais possam escolher a mais adequada para a empresa ou construção.

Sem uma boa gestão de projetos na construção civil, as empresas ficam à mercê dos imprevistos, tomando decisões e escolhas sem base em um planejamento e projetos prévios. 

Assim, os imprevistos levam mais tempo para serem resolvidos, estourando o tempo para entrega, além de os gastos também aumentarem, já que não há controle para reduzir o desperdício e a ociosidade.

Com uma gestão de projetos eficaz, é possível ter ganhos no lucro da obra, bem como na satisfação dos clientes, entregando o empreendimento com uma maior qualidade e no tempo combinado. Dessa forma, a empresa consegue se manter competitiva no mercado, utilizando os recursos de maneira mais inteligente e produtiva.

A importância da gestão de projetos na construção civil

Primeiro, é importante entender o que é um planejamento e o que é um projeto, palavras cruciais para o sucesso de qualquer construção. Basicamente, a etapa de planejamento é onde os profissionais analisam e definem todo o desenvolvimento que será realizado durante a execução e também pós-obra. Ou seja, nela estão inclusos os processos de orçamento e cronograma de obras.

Já a etapa de projeto é quando todas essas informações são representadas em arquivos, desenhos e outros meios de registro. Sendo assim, o projeto é a parte onde os profissionais descrevem tudo que será feito, especificando o melhor e mais detalhado possível todos os passos. 

Com isso tudo em mente, é fácil deduzir que a etapa da gestão de projetos é a responsável por garantir que tudo aquilo que foi planejado e descrito seja efetivamente realizado na construção. Dessa forma, todos os processos construtivos vão seguir os métodos previamente estabelecidos, respeitando o cronograma da obra e os custos previstos no orçamento.

As tomadas de decisões e resolução dos problemas que surgirem vão ser baseadas no projeto e no planejamento, tentando desviar o menos possível dos planos originais. Assim, os profissionais da gestão também são os responsáveis por atualizar as informações conforme a execução avança, registrando e modificando o projeto, cronograma e orçamento se preciso.

Por isso, a gestão de projetos na construção civil é um meio eficiente de manter o controle nas obras, garantindo sempre a maior conformidade com os objetivos iniciais. Aumentando, assim, a qualidade de todos os elementos construtivos e a produtividade na obra, já que tudo vai seguir uma ordem e especificação previamente estudada e decidida.

Os custos e o prazo de entrega também são otimizados quando a gestão é feita de maneira rigorosa, dando mais assertividade ao cronograma e orçamento de obras. Isso tudo reduz ainda os desperdícios, através do controle dos insumos e também da rápida tomada de decisões, possibilitando uma compra antecipada e segura.

Soluções tecnológicas aliadas a gestão de projetos

Os softwares especializados conseguem otimizar vários processos de uma obra, incluindo a gestão de projetos na construção civil. Isso porque eles permitem uma maior mobilidade, um maior detalhamento nos registros e mais segurança no armazenamento. Além disso, oferecem uma melhor análise e visualização das informações, gerando resultados mais fáceis de serem interpretados e dando base para a tomada de decisões.

Dessa forma, os profissionais da gestão conseguem ter uma visão ampla de todas as frentes da obra, podendo controlar melhor tudo que acontece. A comunicação também melhora, funcionando remotamente e em tempo real com os colaboradores, prevenindo a aparição de problemas e aumentando a agilidade na solução dos que forem inevitáveis.

Outro ponto importante que as soluções tecnológicas possibilitam e facilitam é a análise de grandes quantidades de dados e a geração de informações, como indicadores de qualidade e desempenho. Desse modo, os profissionais da gestão podem entender quais os pontos precisam de melhorias e onde estão os problemas, buscando aumentar a produtividade e a qualidade da construção.

Isso ajuda a garantir que nenhum detalhe passará despercebido, permitindo que os profissionais tirem as dúvidas desses arquivos no próprio canteiro. Além disso, o software agiliza o processo de edição das informações em tempo real, evitando a perda ou desentendimento delas.

Como vimos, a gestão de projetos na construção civil é crucial para que um empreendimento tenha sucesso. Além disso, ela é um meio eficiente de reduzir os custos e os desperdícios, garantindo, ao mesmo tempo, o cumprimento do cronograma. 

A qualidade também é otimizada, possibilitando a entrega da obra com tudo de acordo com os projetos e as especificações iniciais.

Assegurando que a construção seguirá um projeto e condições firmadas no contrato, sendo entregue no prazo e com elevada qualidade, a empresa consegue uma melhor satisfação dos clientes. Assim, é possível manter uma maior competitividade no mercado, aumentando as chances de sucessos em empreendimentos futuros.

Agora que você já sabe o que é a gestão de projetos na construção civil e sua importância para que a empresa consiga melhores resultados, que tal começar a investir nela? Se ficou alguma dúvida ou sugestão, comente abaixo e continue acompanhando os posts no blog.

imagem07-05-2021-17-05-36
imagem07-05-2021-17-05-36

Fonte: www.mobussconstrucao.com.br/blog/gestao-de-projetos-na-construcao-civil

Cart
Your cart is currently empty.